Política Titulo Diadema
Governo abre Orçamento Participativo
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
25/03/2009 | 07:29
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), anuncia hoje, às 19h, oficialmente na Câmara, o recurso financeiro que será destinado ao OP (Orçamento Participativo) biênio 2010/2011, durante o lançamento do calendário desse projeto de participação popular idealizado pelo Partido dos Trabalhadores há mais de 20 anos.

"O Orçamento Participativo é um instrumento de democratização e de planejamento da gestão", afirmou Arquimedes Andrade, coordenador das ações de Participação Popular na Prefeitura.

O projeto chega com nova cara na administração de Mário Reali. Entre as mudanças, de acordo com Arquimedes, as prioridades serão escolhidas em plenárias deliberativas, que ocorrerão a cada dois anos - 2009 e 2011. Antes, a convocação era anual.

A eleição do Conselho do Orçamento Participativo também será realizada a cada dois anos na Plenária Deliberativa, sempre nos anos ímpares. O número de conselheiros aumentou de 26 para 60 - os eleitos serão escolhidos no dia 1º de julho.

O governo terá 20 representantes, que serão nomeados pelo prefeito. Em plenárias ou audiências, os moradores decidem prioridades ao orçamento municipal.

Para Andrade, a nova sistemática permite que a Prefeitura tenha mais tempo para cumprir as prioridades. A primeira reunião ocorrerá no dia 6, na Escola Municipal Santa Terezinha, no Campanário.

Andrade estimou que a Prefeitura irá investir cerca de R$ 100 mil neste ano com custos de material publicitário de divulgação das plenárias e informatização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;