Economia Titulo Recuperação
Vendas do varejo crescem 1,4% em janeiro, revela IBGE

Na comparação com janeiro de 2008, as vendas tiveram um crescimento de 6% e a receita nominal subiu 11,9%

Do Diário OnLine
13/03/2009 | 10:01
Compartilhar notícia


Após três meses de queda, as vendas no comércio varejista voltaram a crescer 1,4% em janeiro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No mesmo período, a receita gerada pelo setor também teve elevação frente ao resultado de 2008 e fechou o mês com alta de 2,1%.

Na comparação com janeiro do ano passado, as vendas tiveram um crescimento de 6% e a receita nominal avançou 11,9%. Nos últimos doze meses, volume e receita acumularam avanço de 8,7% e 14,7%, respectivamente.

O destaque deste início de ano ficou com o segmento de veículos e motos, partes e peças, com alta de 11,1%, em relação a dezembro. Em seguida tiveram bom desempenho os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (7,6%); móveis e eletrodomésticos (7,1%); artigos de uso pessoal e doméstico (5,8%); tecidos, vestuário e calçados (2,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos (0,8%).

O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou leve alta de 0,3%, ficando abaixo do desempenho de dezembro, quando a alta foi de 0,6%. Em janeiro de 2008, o setor registrou avanço de 7%.

Entre os que apresentaram queda nas vendas em janeiro estão os setores de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-12,5%), seguido por materiais de construção (-2,8%), e de combustíveis e lubrificantes (-0,7%).

Por Estados, a principal contribuição para a alta na taxa de vendas do comércio varejista foi registrada em São Paulo (8,7%), seguido por Rio de Janeiro (7,8%); Minas Gerais (5,0%); Santa Catarina (6,8%) e Paraná (4,8%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;