Esportes Titulo Judô
Crise mundial muda regras da Federação Internacional
12/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A crise econômica mundial chegou ao judô, provocando influência direta na classificação dos judocas para a Olimpíada de 2012, em Londres. A FIJ (Federação Internacional) comunicou ontem que o ranking dos atletas para a próxima edição dos Jogos levará em conta os resultados obtidos entre 1º de maio de 2010 e 30 de abril de 2012 - ou seja, não mais a partir de 1º de janeiro de 2009, como estava previsto anteriormente.

"Recentemente o Comitê Executivo da FIJ precisou rever os fatores externos que afetam o cenário global do esporte. É evidente que a crise mundial afeta o apoio fundamental de empresas públicas e privadas ao esporte, e o judô não é exceção. Esse desdobramento não pôde ser previsto quando o novo sistema de qualificação olímpica foi apresentado", disse a entidade, em nota oficial.

O efeito imediato dessa mudança nas datas da classificação olímpica é a reformulação do calendário de competições feito pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô). Afinal, a regra já tinha sido alterada no final do ano passado, com a definição das vagas por atletas, e não mais por países, e com a criação do ranking de quatro anos para apontar os classificados. E agora sofre modificação. "Os investimentos para a classificação durante quatro anos seriam altíssimos e foi uma atitude prudente da FIJ", explicou o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;