Economia Titulo Oceania
Austrália e Nova Zelândia assinam pacto de livre comércio com Asean
Da AFP
27/02/2009 | 10:04
Compartilhar notícia


A Austrália e a Nova Zelândia assinaram nesta sexta-feira um acordo de livre comércio co os dez países membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), durante uma cúpula regional que se realiza na Tailândia.

O ministro do Comércio australiano, Simon Crean, e seu colega neozelandês, Tim Groser, assinaram o acordo com seus colegas da Asean na cúpula anual do bloco.

Deste modo, concluem as negociações abertas em 2005 de um acordo comercial considerado o mais completo da Asean, pois engloba o comércio de bens, o investimento, os serviços financeiros, as telecomunicações, o comércio eletrônico, a propriedade intelectual, a política de concorrência e a cooperação econômica.

A Austrália é o sexto maior sócio comercial da Asean e a Nova Zelândia o nono.

Criada em 1967, a Asean reúne a Tailândia, Malásia, Cingapura, Indonésia, Vietnã, Mianmar, Filipinas, Brunei, Laos e Camboja.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;