Setecidades Titulo Crianças e adolescentes
Eureca desfila amanhã com 2.500 foliões em São Bernardo
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
19/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 2.500 crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais da Capital e do Grande ABC desfilarão no bloco Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e Adolescente) pelas ruas do Centro de São Bernardo, amanhã, a partir das 14h.

Fundado há 17 anos pelo Projeto Meninos e Meninas de Rua, o bloco tradicionalmente abre o Carnaval da cidade, e junto com a folia, propõe debates e reflexões sobre temas que atingem a realidade das crianças e adolescentes. Neste ano, o Eureca vai abordar A Mídia e a Infância, com o samba-enredo Caminhos Alternativos da Mídia.

A coordenadora da unidade do projeto em São Bernardo, Néia Bueno, conta que a escolha do tema é feita pelo menos quatro meses antes do Carnaval, para que haja tempo para o trabalho de formação com as crianças. "O nosso objetivo neste ano é mostrar com a mídia vê os jovens, criticar os programas sensacionalistas e falar da influência no consumo, entre outras questões", explica.

Apesar de a cada ano abordar uma problemática diferente, a luta do Eureca é para que o evento vá além de um momento divertido e passageiro. "Queremos divulgar o ECA e sensibilizar a sociedade sobre os direitos violados."

O bloco será composto por sete alas e o preparo das fantasias ficará por conta de cada entidade. A saída será às 14h, no Espaço de Convivência do Projeto Meninos e Meninas de Rua, na Rua Jurubatuba, 1.610, e seguirá pela Rua Marechal Deodoro até a Praça da Matriz, onde será recepcionado pelo prefeito Luiz Marinho (PT).

Antes, entre a Rua Branco e a Avenida Prestes Maia haverá um ato político. Os coordenadores do projeto vão abordar questões relacionadas ao tema, em seguida bexigas serão soltas, e os foliões-manifestantes vão expor panos pretos com imagens de crianças publicadas recentemente pela mídia, entre elas, as do conflito no Oriente Médio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;