Política Titulo Estacionamento
São Caetano estuda reduzir valor da Zona Azul
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
16/03/2013 | 07:35
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), estuda reduzir o valor cobrado pelo estacionamento público da Zona Azul. A empresa concessionária do sistema, a Cello Auto, inflacionou a taxa cobrada pela hora de parada de R$ 1,50 para R$ 2 na segunda-feira, a contragosto do Palácio da Cerâmica.

A administração chegou a negociar com a empresa para evitar o acréscimo na taxa. Ciente de decreto assinado pelo ex-prefeito e hoje secretário de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), em 20 de dezembro, a Cello Auto rejeitou as propostas do Paço e visa manter o reajuste.

Internamente, o governo se posicionou por retomar o valor antigo da Zona Azul, porém, teme que a revogação do decreto possa causar danos jurídicos. A Secretaria de Mobilidade Urbana analisou a questão e encaminhou para o gabinete do prefeito avalizar a mudança legal. Pelo fato de o contrato expirar em dois meses, a administração cogita aguardar o término e promover outra licitação, com novas regras.

O que mais intrigou a Câmara e o governo foi o fato de o decreto de Auricchio ter sido assinado nos últimos dias de seu mandato. A Prefeitura informou, por meio de sua assessoria, que não entende o motivo deo reajuste ter ocorrido somente o começo da semana se no decreto previa aumento na data da assinatura.

Na sessão do Legislativo de terça-feira, os vereadores criticaram a atitude da Cello Auto. Pio Mielo (PT) apresentou requerimento de informação pedindo detalhes do trâmite do aumento. O petista chegou a satirizar o nome da empresa e a chamando de "mãos ao alto" e ironizou o decreto assinado em dezembro, classificando-o como presente de Natal.

Beto Vidoski (PSDB) fez moção de repúdio contra atitude. Marcel Munhoz (PPS) condenou a postura da empresa e sugeriu mudanças maiores no modelo de operação. O popular-socialista pediu que a cidade implantasse o sistema de parquímetro. "Assim, o munícipe poderia pagar pelo tempo que usa. Pois, se ele para por 15 minutos, precisa pagar uma hora cheia. Isso não faz sentido. Foi um aumento de 33%, o que é muito maior que o índice da inflação. Não se pode passar esse prejuízo para o cidadão", argumentou Munhoz.

 

OPERAÇÃO

A Cello Auto assumiu o controle da Zona Azul no começo de 2009. O sistema vinha sendo administrado pela Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) por cinco anos. A entidade, no entanto, desistiu de pleitear a permanência no posto e não participou da licitação que escolhe a atual gestora.

A cidade tem 2.500 vagas de Zona Azul espalhadas pelo Centro e bairros com atividade comercial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;