Política Titulo Ex-vereadores
Tucanos são rebaixados de cargo no governo Aidan
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
11/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Ao mesmo tempo em que o governo petebista de Santo André mantém conversas com o PSDB a fim de garantir a presença dos tucanos na administração, dois ex-vereadores do partido que já estavam no Paço foram rebaixados de cargo: Marcos Medeiros e Airton Bíscaro.

Ambos foram nomeados no início de janeiro como coordenadores de Programa III, com salário de R$ 5.375,04. Mas nos últimos dias, foram realocados internamente, passando a exercer a função de coordenadores de Programa II, cujo salário é menor: R$ 4.329,10. Medeiros havia mudado de cargo na semana passada. Ontem foi a vez de Bíscaro.

A justificativa da Prefeitura é que o governo nivelará os cargos de todos os ex-parlamentares com assento no Paço. Além dos tucanos, estão acomodados no governo, exercendo funções distintas, Luiz Zacarias (PR), Itamar Fernandes (PSB), Carlos Raposo (PP) e Samuel Siqueira (PDT).

Beto Torrado, homem-forte do governo Aidan Ravin (PTB) no que diz respeito às relações entre Executivo e Legislativo, confirmou que os ex-vereadores exercerão a mesma função e, consequentemente, receberão o mesmo salário.

"A combinação inicial era que todos ficassem no mesmo nível, como coordenador III. No entanto, foi verificado que alguns não tinham diploma de curso superior para ocupar este cargo, o qual exige nível universitário. Por isso tivemos de nivelar todos por baixo. O governo não quer diferenciar um ou outro", explicou Beto.

Extraoficialmente, a informação é de que a aproximação entre prefeito e ex-vereadores causou ciúmes na Câmara. Por isso, segundo especulações, Aidan teve de rever a atual situação e dar menos espaço aos ex-parlamentares. Medeiros e Bíscaro não foram encontrados para comentar o assunto.

SEM INTERFERÊNCIA - O PSDB negou que a atitude do chefe do Executivo petebista de rebaixar os ex-vereadores tucanos interfira negativamente nas negociações com a Prefeitura. "Essa alteração nos cargos dos dois filiados ao partido e ex-vereadores foi uma infeliz coincidência, até porque o prefeito deixou bem claro que as nomeações deles não tiveram relação com a negociação partidária iniciada ontem (anteontem). Ou seja, independentemente de eles serem do PSDB, estariam no governo", afirmou o vereador Paulinho Serra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;