Setecidades Titulo Diadema e S.Bernardo
Prefeitos aprovam unidades da Fundação Casa
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
03/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os prefeitos petistas de São Bernardo e Diadema, Luiz Marinho e Mário Reali, respectivamente, disseram ontem não serem contrários à construção de quatro unidades de internação da Fundação Casa, ex-Febem (Fundação do Bem-Estar do Menor). Cada município receberá dois prédios com capacidade para 56 jovens por unidade. No total serão 224 vagas.

 No entanto, os chefes do Executivo colocaram restrições. Marinho quer discutir a "metodologia" do atendimento prestado pelo Estado. Reali foi além e já descartou a instalação dos prédios no "meio urbano".

 Em reportagem do Diário publicada domingo, a presidente da Fundação Casa, Berenice Gianella, garantiu que as obras em São Bernardo devem começar, no máximo, dentro de 15 dias. O terreno, doado pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), fica no Km 35 da Rodovia dos Imigrantes. Cada prédio terá capacidade para abrigar até 56 jovens, sendo 40 para internações e 16 vagas provisórias - período em que o adolescente infrator aguarda o julgamento da medida socioeducativa que será aplicada. O custo de cada unidade será de R$ 4 milhões para o Estado.

 "A obra, ela (Berenice Gianella) está autorizada a fazer, mas queremos e vamos discutir a metodologia e o conceito para atender os jovens da nossa cidade", afirmou Marinho, que ainda não esteve no terreno onde serão erguidos os dois prédios. São Bernardo possui hoje 91 jovens em unidades espalhadas pela Capital.

 CONTRAPARTIDA - Sem ainda saber o local indicado pelo Estado para construção dos dois prédios de internação no município, o prefeito de Diadema demonstrou preocupação. "Um equipamento desses no meio urbano me preocupa e muito", disse Reali, ao exemplificar com a instalação do CDP (Centro de Detenção Provisória) construído pelo Estado na Vila Conceição e inaugurado em novembro de 2005. "Hoje, o CDP está com capacidade dobrada", ressaltou.

 Reali ainda não se reuniu com a presidente da Fundação Casa. "Temos de construir uma solução de forma conjunta e que não seja um equipamento que cause transtornos. Temos de ter salvaguarda e contrapartida", afirmou. Diadema tem 90 jovens infratores internados em unidades de São Paulo.

 Reali disse que conversou na semana passada, por telefone, com o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey. A assessoria de imprensa do secretário confirmou.

 A presidente da Fundação Casa só revelará os locais dos terrenos de Diadema, após reunião com o prefeito, que até ontem não havia sido marcada. O custo das unidades também dependerá da licitação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;