Internacional Titulo Iraque
Obama: iraquianos tem condições de assumir mais responsabilidades
Da AFP
02/02/2009 | 09:30
Compartilhar notícia


O presidente Barack Obama afirmou que os Estados Unidos podem com certeza passar mais responsabilidades aos iraquianos depois da bem sucedida realização de eleições provinciais e da queda da violência nesse país.

"Em conversas que temos tido com os chefes conjuntos, com as pessoas e com os comandantes no terreno, creio que os iraquianos realizaram eleições significativas, com atos de violência menores, e por isso estamos em condições de colocar mais responsabilidades nas mãos dos iraquianos", afirmou Obama falando ao canal NBC.

"E isso é uma boa notícia, não apenas para as tropas no terreno, como também para as famílias que estão sofrendo uma enorme carga", acrescentou. Indagado sobre sua promessa de campanha de concluir a guerra no Iraque e trazer para casa os soldados num prazo de 16 meses, fazendo com que, com isso, seja possível "dizer que um número substancial de soldados possa estar em casa para o próximo SuperBowl", Obama foi direto com o entrevistador e respondeu: "Sim".

Obama já havia caracterizado as eleições no Iraque como "um importante passo adiante" para o futuro desse país. "Felicito o povo iraquiano pela realização das importantes eleições provinciais de hoje", prosseguiu, destacando que milhões deles foram às urnas pacificamente.

"Os Estados Unidos estão orgulhosos de terem fornecido assistência técnica, ao lado das Nações Unidas, e de outras organizações internacionais, à Comissão eleitoral iraquiana", acrescentou Obama.

Milhões de iraquianos participaram no domingo na eleição de seus conselheiros provinciais, em uma votação com valor de teste para a estabilização do país após anos de violência e de insegurança.

O nível de participação chegou a 51%, contra 55,7% para a votação anterior, em 2005, anunciou o chefe da Comissão central eleitoral. Quase sete dos 15 milhões de iraquianos inscritos votaram pacificamente para eleger 440 dos 14.431 candidatos a vereadores.

Somente 14 das 18 províncias do país votaram. As três regiões curdas e a disputada província de Kirkuk devem votar mais tarde em 2009.

De acordo com os primeiros resultados não oficiais, a "Coalizão do Estado de Direito" de Maliki, bate suas concorrentes em seis províncias xiitas do sul e em Bagdá, onde os primeiros números já são conhecidos. A lista do premiê aparece em segundo lugar na província xiita de Kerbala.

Os primeiros resultados oficiais serão conhecidos durante a semana, e os resultados definitivos só serão publicados daqui a várias semanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;