Política Titulo Consórcio
Kiko articula consenso pró-Auricchio

Presidente do Consórcio reúne-se com demais prefeitos para definir comandante por unanimidade

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
20/01/2009 | 07:57
Compartilhar notícia


O prefeito de Rio Grande da Serra e presidente interino do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Adler Kiko Teixeira (PSDB), aproveitou o feriado municipal - em homenagem a São Sebastião, santo padroeiro da cidade - para articular consenso em torno do nome do chefe do Executivo de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), para assumir a liderança da entidade regional neste ano.

Ontem, ponto facultativo na cidade administrada por Kiko, o tucano esteve reunido com os prefeitos de Diadema, Mário Reali (PT); de Mauá, Oswaldo Dias (PT), e com a vice-prefeita de Santo André, Dinah Zekcer (PTB). Hoje, feriado no município, a programação prevê encontros com Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, Clóvis Volpi (PV), de Ribeirão Pires, e Auricchio.

"Meu objetivo é organizar o processo eleitoral do Consórcio. Estou convidando os prefeitos para a reunião do dia 2 de fevereiro, que definirá o próximo presidente", observou Kiko, que herdou o comando da instituição do ex-prefeito de Santo André João Avamileno (PT) no fim do ano passado.

O tucano é a favor do petebista de São Caetano para a presidência do Consórcio. "Todos os prefeitos têm condições técnicas e políticas para dirigi-lo. Mas ele está com a Prefeitura organizada e, neste momento, é o mais adequado para a função."

Entretanto, rechaçou a condição de cabo eleitoral de Auricchio nas reuniões com os chefes dos Executivos. "Apenas coloco o nome de Auricchio para os colegas, pois é o único que até o momento demonstrou a pretensão de estar à frente da entidade."

Sem objeção - Nas conversas de ontem com os petistas de Diadema e Mauá, o nome de Auricchio não teve qualquer objeção. Na empreitada para manter o "consenso histórico das eleições para o Consórcio", o tucano não conseguiu falar pessoalmente com o chefe do Executivo de Santo André Aidan Ravin (PTB). "Não sei por quê", disse Kiko, que dialogou com a vice, Dinah Zekcer. A assessoria do petebista andreense frisou que Aidan estava cumprindo agenda pré-estabelecida antes da visita do tucano.

A sede do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC passa por reforma e deve estar pronta para o primeiro encontro de 2009 entre os prefeitos.

Futuro - Como presidente interino do Consórcio, Adler Kiko Teixeira preferiu deixar o andamento das pautas regionais para o prefeito que será eleito no próximo dia 2. "Temos de avançar na discussão da macrodrenagem do Grande ABC junto ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) do Estado. Mas achei por bem esperar que o próximo gestor assuma o trabalho e dê o encaminhamento necessário a essa questão."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;