Esportes Titulo Ramalhão
Santo André encara
duelo decisivo na A-2

Time pega às 20h30 o São José no Vale do Paraíba com
sonho de reabilitação para seguir na briga por vaga no G-8

Derek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
13/03/2013 | 07:18
Compartilhar notícia


 

 

O Santo André realiza, às 20h30 de hoje, contra o São José, no Estádio Martins Pereira, duelo decisivo para os planos no Paulista da Série A-2. Na visão de comissão técnica e atletas, o duelo definirá se o Ramalhão seguirá na briga por uma das oito vagas na segunda fase ou vai mesmo se contentar em disputar a competição mais uma vez na próxima temporada.

 

E ter um jogo nesta situação justamente contra um adversário direto é o cenário ideal para o time andreense reencontrar as vitórias, afinal após ficar seis partidas sem perder, agora coleciona duas derrotas seguidas – para Guaratinguetá e Red Bull.

“Este jogo é determinante. A gente sabe que se perder fica complicado. Queremos a classificação, então nada melhor do que vencer um concorrente direto, ultrapassá-lo por ter mais vitórias e depois partir para mais uma decisão contra o Comercial”, afirmou o volante Ramalho, já prevendo também o compromisso de sábado, em Ribeirão Preto.

Mas o desafio ramalhino não será fácil, afinal encara rival que não perde há sete rodadas (cinco empates, incluindo o último contra o Juventus – 0 a 0 – e duas vitórias). Desta maneira, a equipe do Grande ABC se baseia nos bons jogos que fez como visitante (trouxe vitórias de Catanduva, Barueri e Osasco) para surpreender em São José dos Campos.

“Precisamos ter posse, movimentação e jogar no erro do adversário. Estamos enfrentando dificuldade em casa, porque (o time) vai muito à frente, afoito em busca do gol. Já fora joga com inteligência e até por isso já venceu três”, recomendou o volante Ramalho.

CARAVANA

As uniformizadas Esquadrão Andreense e Tuda estão organizando caravana com ônibus gratuito para São José dos Campos, saindo às 16h do Estádio Bruno Daniel. Informações e reservas com Noé (97381-9751) e Ovídio (99138-4554).

 

Lateral-direito Rodrigo Heffner faz a estreia pelo Ramalhão

Contratado na última leva de reforços do Santo André, o experiente lateral-direito Rodrigo Heffner, 30 anos, realiza hoje, em São José dos Campos, a estreia com a camisa do Santo André. Ele substituirá Nequinha – que ficará como opção no banco de reservas – e se mostrou bastante focado em entrar e não mais perder a posição no time titular.

“Estou com muita vontade de jogar. Estava treinando para este momento. Meus companheiros têm ajudado bastante me passando confiança. Vai ser boa estreia”, destacou o jogador, que não realiza partida oficial desde 23 de novembro, na despedida do Ipatinga da Série B do Campeonato Brasileiro.

Segundo o técnico Arnaldo Lira, foi feito todo um plano para a estreia do lateral. “Tivemos preocupação de esperar alguns dias para que ele treinasse antes de jogar. Agora é um bom momento. Estamos mudando a maneira de o time atuar (4-4-2) e ele conhece muito desta posição”, justificou.

 

SÃO JOSÉ

O atacante Leandrinho, que tem duas passagens pelo Santo André, está à disposição do técnico Márcio Bittencourt para o duelo de hoje, justamente contra o ex-time. Ele teve problemas familiares e não pôde jogar contra o Juventus, no empate de domingo (0 a 0).

 

O comandante joseense ainda ganhou quatro reforços. O lateral-direito Gian e zagueiro Rayan, que estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo, retornam à equipe, a exemplo do meia Diego Palhinha e do atacante Paulinho, que estavam no departamento médico e deixam Bittencourt com mais opções para montar a Águia.

 

Lira mexe na escalação para reforçar o meio

Se em time que está ganhando não se mexe, quando o contrário acontece é hora de mudanças. E, após as derrotas para Guaratinguetá e Red Bull, o técnico Arnaldo Lira, que durante a boa fase não vinha mudando o time, resolveu realizar cinco alterações pela segunda vez seguida. Assim, deixam a equipe os laterais Nequinha e George, o volante Jardel e os atacantes Bruno Paulo e William Xavier para as entradas do estreante Rodrigo Heffner, Rogério, Elielton, Sandro e Gustavo.

A intenção do treinador é reforçar o setor de meio campo que, segundo ele, não se comportou como esperado diante do Red Bull. “Quero um meio forte e eficiente para ganhar qualidade no passe. Nos dois últimos jogos, principalmente contra o Red Bull, o problema não foi perder, mas não jogar. Não tivemos posse, não trabalhamos a bola”, avaliou.

E as entradas de Rogério e Elielton na meia defensiva são justamente para corrigir tal problema. “A ideia é ter Rogério e Elielton marcando e adiantar o Ramalho para criar mais”, explicou Lira. “Contra o Red Bull fiquei mais plantado cuidando dos meias adversários e dando mais liberdade ao (Marcio) Careca e ao Luciano Henrique. Já neste jogo será diferente. Farei a meia juntamente com o Sandro, com mais liberdade para ir à frente, ter a posse de bola e melhorar o passe”, completou Ramalho.

O meia Sandro é outro que retorna ao time titular após dez rodadas na suplência. “Entendemos que melhorou a parte física e o colocamos com a intenção de ser um meia que encoste mais nos atacantes”, comentou Lira.

A entrada de Gustavo no ataque também foi justificada pelo comandante. “O que a gente quer é velocidade. Nosso problema é ficar jogando com referência”, disse Lira, em alusão a William Xavier e Fábio Santos, que têm essa função e nos últimos jogos não alcançaram resultado e desempenho esperados pelo treinador. DB

 

Confrontos diretos marcam a 15ª rodada

Confrontos diretos pelo G-8 e também no Z-4 marcam hoje a 15ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2. Além de Santo André e São José, que duelam para retornar à zona de classificação à segunda fase, outros dois duelos envolvem times que buscam melhores posicionamento por vantagem na próxima etapa da competição.

 

O líder Audax (30 pontos) visita o quinto colocado Capivariano (23), às 19h, no Estádio Carlos Colnaghi, em Capivari. Pouco antes, às 15h, o sétimo colocado Monte Azul (22) recebe o sexto, Rio Claro (23), com clara possibilidade de ultrapassar o adversário na classificação.

A vice-líder Portuguesa vai a Rio Claro e, às 20h, enfrenta o décimo colocado Velo Clube, no Estádio Benito Castelano.Do outro lado da tabela, na parte de baixo, o confronto de desesperados entre Juventus (19º) e Grêmio Barueri (18º), às 15h, na Javari. A equipe da casa promoveu na última rodada a reestreia do técnico Luiz Carlos Ferreira na tentativa de salvar o time da degola.

 

Outro jogo que marca o encontro entre equipes da parte inferior da classificação, o São Carlos (17º) tenta deixar a zona de rebaixamento no duelo diante do Rio Branco (15º), às 20h, no Estádio Décio Vitta, em Americana.

 

Em posições intermediárias, Red Bull (11º) e Noroeste (13º) visam a aproximação do G-8 em confronto marcado para as 19h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O time da casa vem de vitória (2 a 1) sobre o Santo André, sábado, no Bruno Daniel.

 

Em posições distintas, o terceiro colocado Grêmio Osasco tenta voltar aos eixos no duelo com a lanterna Santacruzense, às 20h, no Estádio Leônidas Camarinha, em Santa Cruz do Rio Pardo. Na mesma situação, o Garatinguetá (quarto) recebe a Ferroviária (16ª), às 20h30, no Estádio Dario Rodrigues Leite, buscando se aproximar dos líderes.

 

Já em Catanduva, outro jogo opõe times que brigam por metas diferentes. O Grêmio Catanduvense (14º) tenta se afastar de vez das últimas colocações e tem pela frente o Comercial (oitavo), às 20h, no Estádio Silvio Salles. DB

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;