Etec de Ribeirão 1
Denis Maciel


Pneu velho só serve como criadouro de dengue. Certo? Não para os alunos da Etec de Ribeirão Pires Ricardo Moura, 19 anos, e Paulo Henrique da Silva, 19. Os meninos, cujo trabalho é Mutação de Pneus em Tinta Impermeabilizante (orientação de Carlos Eduardo Barreiro), inventaram forma de aproveitar o material. "Transformamos a borracha em tinta para a construção civil. Unimos matéria-prima de sobra para fazer algo que está em falta", explica Ricardo.
Foi quase um ano de erros, acertos e pesquisa. "O processo de vulcanização é caro, então criamos o nosso", conta Paulo. A adaptação ajudou a reduzir o custo do produto, que é de R$ 11 por litro (no mercado pode chegar a R$ 40). Empolgados com a feira, os colegas esperam mais. "A Febrace pode abrir portas profissionais", diz Ricardo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.