Política Titulo Desentendimento
Vice critica Saulo e é demitida do governo

Em Ribeirão, Leo da Apraespi reclama de falta de transparência na Secretaria de Educação, é exonerada, mas diz que fica: ‘Fui eleita com ele’

Júnior Carvalho
Vanessa de Oliveira
26/09/2014 | 07:18
Compartilhar notícia


O prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), demitiu a vice-prefeita Leo da Apraespi (PSC) do comando da Secretaria da Educação. Irritado com as críticas ao governo proferidas pela socialista na manhã de ontem, o peemedebista exigiu que a companheira entregasse o cargo. A número dois do Paço, porém, assegurou que só deixará a Pasta quando a exoneração for publicada no Diário Oficial.

A confusão teve início quando Leo concedeu entrevista à imprensa, às 10h, na sede da secretaria. Na ocasião, se queixou da falta de autonomia e transparência na administração. A socialista sustentou que não tem acesso a documentos que envolvem a Pasta, como relatórios de despesas e dados necessários para captação de recursos externos.

“O Tribunal de Contas do Estado tem mandado alguns pedidos de coisas que eu achava que estavam sendo pagas de uma forma e estão sendo de outra. Eu exijo respeito, que é uma coisa que eu não tenho neste governo”, reclamou ela. “Eu não aguento mais ficar engessada, pois, para fazer o melhor, tem de ter autonomia, mas eu não tenho”, acrescentou a social-cristã.

Horas depois, por volta das 15h, Saulo se reuniu com Leo em seu gabinete e reclamou dos ataques que a vice-prefeita fez ao governo. Ele exigiu que a socialista entregasse o cargo caso continuasse com as críticas. Em conversas com aliados, porém, a número dois do Paço optou por não deixar o comando da Educação.

“Eu não vou deixar a secretaria. Se ele (Saulo) quiser, que me demita. No gabinete eu vou continuar porque sou vice-prefeita, fui eleita com ele”, discorreu a social-cristã, ao destacar que a iminente demissão evidencia o rompimento com o peemedebista.

Não é de hoje que Saulo e Leo protagonizam divergências. Ela sempre se queixou de não participar das decisões que envolvem o governo e a Pasta que comanda. Apesar das rixas internas, a dupla sempre colocou panos quentes em polêmicas para não evidenciar racha no governo municipal.

DISPUTA ELEITORAL
O desentendimento entre Leo e Saulo foi reproduzido na disputa eleitoral deste ano. Apesar de o governo apoiar o projeto de reeleição da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), Leo aderiu à campanha da irmã, Lair da Apraespi (PSC), na briga por vaga na Assembleia Legislativa.

Em julho, durante as férias de Saulo, a vice-prefeita demitiu um dos assessores do peemedebista. Prefeita em exercício na época, Leo alegou ter sido desrespeitada pelo servidor, que estava lotado na Secretaria de Governo e que não teria aceitado cumprir ordens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;