Cultura & Lazer Titulo DVD
U2 antológico para ver em casa

Sai em DVD show 'Under a Blood Red Sky'; trata-se do registro da histórica apresentação realizada em 1983

Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
19/01/2009 | 07:08
Compartilhar notícia


Enquanto não têm acesso ao próximo CD de inéditas dos irlandeses do U2 (o aguardado No Line on the Horizon, previsto para chegar às lojas em março), os fãs podem amenizar a ansiedade com o DVD Under a Blood Red Sky (Universal, R$ 40, em média). Trata-se do registro da histórica apresentação realizada em 5 de junho de 1983 no Anfiteatro Red Rocks, construído ao ar livre em uma formação rochosa na cidade de Denver, situada no Estado norte-americano Colorado.

O grupo estava em turnê de divulgação do terceiro título de sua discografia, o essencial War, que traz canções emblemáticas como Surrender e New Year's Day. O repertório conta ainda com petardos dos dois primeiros ábuns da trupe do vocalista Bono Vox (o vigoroso Boy e o pouco inspirado October), entre elas I Will Follow, Twilight e Gloria.

Os três discos da fase inicial do conjunto foram relançados recentemente pela gravadora Universal em edições de luxo, com livretos e faixas inéditas.

Chuva e neblina - Curiosamente, o show que marcou o período de ascensão do U2 ao primeiro escalão do rock internacional quase não ocorreu. Os organizadores temiam que a forte chuva e a neblina afugentassem o público. Responsável pela filmagem do concerto, o diretor Gavin Taylor, que comenta todos os detalhes da produção no DVD, relembra que o espetáculo só foi promovido por insistência dos músicos e do empresário Paul McGuiness.

Apesar das adversidades, cerca de cinco mil pessoas compareceram ao local para prestigiar o quarteto, que não quis desapontar seus admiradores."Talvez a chuva reflita a banda e o clima das nossas músicas. Porque se o sol estivesse brilhando, a gente poderia relaxar. Quero dizer que não é típico do U2 ficar na praia", disse Bono na ocasião.

Entrosamento - O baixista Adam Clayton e o baterista Larry Mullen Jr. demonstram entrosamento e sustentam a base para as guitarras de The Edge. Mesmo não sendo um virtuoso, o guitarrista, dono de uma ‘pegada' inconfundível, brilha pela capacidade de criar melodias envolventes.

Bono já era o artista sedutor que chama garotas ao palco para dançar (o que acontece em 11 O' Clock Tick Tock). Também flertava com o messianismo que o acompanharia nos anos seguintes. Em Sunday Bloody Sunday, inspirada em conflitos religiosos na Irlanda do Norte, ele empunha uma bandeira branca em uma performance antológica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;