Internacional Titulo Cuba
Bush prolonga duas medidas de exceção sobre Cuba
Da AFP
16/01/2009 | 09:36
Compartilhar notícia


O presidente americano, George W. Bush, decidiu prolongar a aplicação de dois decretos relativos a Cuba: um, que deixa sem efeito uma seção da Lei Helms-Burton (1996) permitindo que companhias estrangeiras operem em Cuba, e outro, ligado ao controle de navios.

A seção III da Lei Helms-Burton, aprovada em 1996 para reforçar as sanções contra o regime castrista, autorizava a apresentação de ações judiciais nos EUA contra qualquer companhia estrangeira que fizesse transações afetando propriedades americanas na ilha, anteriores à Revolução, ou de cubano-americanos.

Essa possibilidade despertou grande polêmica internacional e, por isso, o então presidente Bill Clinton decidiu derrogá-la por seis meses. Essa derrogação vem sendo renovada desde essa época.

O presidente Bush, que entrega o cargo na próxima terça-feira, decidiu derrogá-la mais uma vez, a partir de 1º de fevereiro, segundo a Casa Branca, alegando que a medida é "necessária para os interesses nacionais dos Estados Unidos".

Já a outra medida presidencial prolonga "o estado de emergência", também adotado em 1996 e que permite aos Estados Unidos controlar e reter qualquer navio procedente de águas cubanas, e que seja considerado um perigo para os Estados Unidos.

A Lei Helms-Burton e a Proclamação 6.867 foram emitidas depois da crise deflagrada pela queda de dois aviões do exílio cubano no espaço aéreo da ilha.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;