Cultura & Lazer Titulo Na Vértices Casa
Retrato urbano pelo celular

Artista de São Bernardo utiliza câmera portátil em seu trabalho

Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
10/12/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


Frases escritas em muros, pichações, placas de sinalização e outras maneiras de comunicação despertaram no artista visual Daniel Bernadinelli, de São Bernardo, a ideia de sair pelas ruas com seu celular clicando essas diversidades que provocam reflexão em toda a sociedade - ou, pelo menos, em parte dela. A coleção do trabalho agora resulta na exposição 'Fontes Urbanas', que abre hoje, na Vértices Casa (Rua Fidalga, 66), em São Paulo. A visitação ocorre até dia 10, de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h. A entrada é franca.

"Não quero julgar o que está expresso em determinado local, apenas mostrar por meio da imagem como as pessoas se expressam. Tem lugares por onde passei que vi placas com frases escritas de maneira hostil, já em outros, as mensagens são levadas como forma de paz e amor, simplesmente estampadas num muro", explica o artista.

O transformar do ambiente urbano é algo que Bernadinelli define como fascinante. Suas inspirações recorrem a nomes como o do fotógrafo búlgaro Thomas Farkas, que viveu no Brasil e registrou cada passo da construção da cidade de Brasília.

DISPOSIÇÃO DAS FOTOS
O visitante sairá do espaço cultural com a certeza de que todas as 200 fotos à mostra foram tiradas com um celular e não com uma câmera profissional.

"Fiz questão que a impressão fosse feita com a melhor qualidade, mas pequena, 10 cm x 10 cm, para que seja lembrado que o recurso usado foi o celular", diz o artista visual. "É interessante que a pessoa tenha a sensação de imaginar como é aquilo num muro maior."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;