Internacional Titulo EUA
Canção ofensiva a Obama causa polêmica
Da AFP
31/12/2008 | 11:28
Compartilhar notícia


A divulgação por parte de um dirigente republicano de uma canção chamada "Barack the Magic Negro" (Barack, o Negro Mágico), que faz referência ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, está causando grande polêmica.

Debates furiosos dominaram os blogs políticos nesta terça-feira, aprofundando as divisões no Partido Republicano.

Chip Saltsman, que está em plena campanha para a presidência do Comitê Nacional Republicano, disse que enviou a música sobre o presidente eleito por pura brincadeira.

Já os críticos destacam que a "brincadeira" mostra como o Partido Republicano está completamente desconectado da realidade.

A música faz uma paródia do ativista negro Al Sharpton, que se queixa de que Obama não é um autêntico afro-americano.

O vídeo com a canção foi visto mais de 279 mil vezes no site Youtube.

Tomando a melodia de "Puff the Magic Dragon", a música diz no início: "Barack the Magic Negro lives in DC." (Barack, o Negro Mágico, vive em DC).

A letra usa, particularmente, o termo "negro", tocando na sensível questão racial americana.

O escritor da canção, Paul Shanklin, disse que seus críticos são "extremamente politicamente corretos".

Segundo Mark Ellis, presidente do Partido Republicano no Maine, estão fazendo muito barulho por nada. "Quando soube do assunto tive de perguntar: Qual é o problema com tudo isto? Não vejo nada".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;