Esportes Titulo Mudança
Saltadora alemã troca de sexo e abdica da carreira
Das Agências
24/12/2008 | 07:24
Compartilhar notícia


A alemã Yvone Buschbaum, 28 anos, segunda melhor atleta do salto com vara da Alemanha (de acordo com o ranking do país) concluiu ontem a operação de troca de sexo e passou, oficialmente, a se chamar Balian.

A decisão da cirurgia ocorreu no último ano, quando a saltadora anunciou que se sentia "um homem em corpo de mulher". Agora, já com órgãos masculinos em seu corpo, Balian continua o tratamento com a ingestão de testosterona, que teve início em novembro de 2007.

"Hoje despertei em liberdade. O céu está aberto. Estou voando sobre as nuvens da minha liberdade e devo aterrissar em breve", escreveu Buschbaum, que em 2003 ficou na quarta colocação do ranking da Federação Internacional de Atletismo.

Ao escolher a mudança de sexo, Buschbaum abdicou da carreira de atleta, porque exames antidoping acusariam presença de testosterona. Enquanto atleta, foi terceira colocada do Campeonato Europeu de salto com vara em 1998 e 2003, além da sexta colocação nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000.

Yvone (agora Balian) é considerada uma das melhores representantes alemãs nessa modalidade em todos os tempos. Sua melhor marca na carreira foi 4,70 m, obtida em 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;