Política Titulo Encontro
Sarkozy visita o Rio para a última cúpula da UE sob presidência francesa
Da AFP
20/12/2008 | 10:11
Compartilhar notícia



O presidente francês, Nicolas Sarkozy, estará na cidade brasileira do Rio de Janeiro nas próximas segunda e terça-feira para uma cúpula da UE (União Européia) e o Brasil, a última da UE sob a presidência francesa, com um programa dedicado à crise financeira e econômica, e à mudança climática.

A cúpula de segunda-feira será seguida de uma visita oficial bilateral durante a qual vários contratos devem ser assinados entre a França e o Brasil, principalmente no domínio da Defesa.

Esta será a segunda cúpula UE-Brasil, depois da realizada em Lisboa no fim de 2007, sob a presidência portuguesa da União.

O presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, deve, segundo um porta-voz da Comissão, afirmar seu apoio à idéia defendida pelo Brasil de reforçar o peso dos países da América do Sul e dos países emergentes na futura arquitetura financeira mundial.

Sobre a luta contra o aquecimento climático, um contrato pode ser assinado entre o BEI (Banco Europeu de Investimento) e, do lado brasileiro, o Banco Nacional para o BNDES (Bando de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar até 400 milhões de euros de projetos, segundo a comissão.

Os biocombustíveis, dos quais o Brasil é um grande produtor, devem também ser um dos temas do encontro.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, defende a eliminação das barreiras ao etanol produzido com cana-de-açúcar. O Brasil é o segundo produtor mundial deste carburante, atrás apenas dos EUA, que o fabrica a partir do milho.

Entre os temas da cúpula, segundo a presidência francesa, está a reforma das Nações Unidas. O Brasil deseja se tornar membro permanente do Conselho de Segurança, apoiado para isso pela França, Alemanha e Reino Unido, mas outros países europeus, como Itália e Espanha, são contra.

No plano bilateral, Sarkozy, acompanhado de cerca de 30 empresários e dos ministros dos Assuntos Estrangeiros, Bernard Kouchner, e da Defesa, Hervé Morin, deve se reunir terça-feira com seu par Luiz Inácio Lula da Silva.

Na noite de segunda-feira, Sarkozy assistirá ao show de lançamento do Ano da França no Brasil. Ele estará com sua esposa Carla Bruni-Sarkozy e ficará no Brasil até o dia 29 de dezembro, para férias na casa da família de sua mulher, cujo pai biológico vive há muito tempo no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;