Política Titulo São Bernardo
Governo Marinho terá 12 secretários 'importados'

Dos 16 nomes, só quatro são da cidade; prefeito eleito apresenta titulares de Pastas que não existem

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
17/12/2008 | 08:39
Compartilhar notícia


O prefeito eleito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), optou por um secretariado importado para a execução dos projetos a partir de janeiro. Dentre os 16 nomes divulgados ontem pelo petista, sete são oriundos da vizinha Santo André, cinco provêm de outros municípios como Osasco, Guarulhos, Santos e São Paulo, e somente quatro têm raízes fincadas em São Bernardo

Outras características marcantes no primeiro escalão do ex-ministro são a ausência de estrelas políticas nacionais, como se esperava, e a definição de alguns titulares para secretarias que sequer existem atualmente.

"As pessoas (escolhidas) têm experiência para colocar os trabalhos em andamento a partir do dia 2", observou Marinho sobre os critérios utilizados para a nomeação, acrescentando que a facilidade de relacionamento junto aos governos estadual e federal foi outro aspecto levado em consideração.

O petista anunciou o desmembramento de algumas secretarias, como a de Educação e Cultura e a de Habitação e Meio Ambiente, que hoje são duas, mas serão quatro Pastas diferentes, e a criação de outras como as de Segurança Urbana e de Administração e Modernização administrativa - ao todo serão seis novos departamentos. Entretanto, essas mudanças têm de passar pelo crivo da Câmara.

O futuro chefe do Executivo ainda não definiu se levantará recesso em janeiro ou se aguardará o início normal das sessões parlamentares para enviar ao Legislativo a matéria de reestruturação da administração.

Indagado sobre o procedimento que será adotado para ter a maioria dos parlamentares que formarão a próxima legislatura e, assim, aprovar o projeto de lei, Marinho foi sucinto. "Temos condições de dialogar com tranqüilidade. Nenhum vereador será irresponsável em votar contra os interesses da cidade."

O deputado Alex Manente (PPS), prefeiturável derrotado na primeira etapa do pleito e que apoiou Marinho no segundo turno, foi contemplado com uma secretaria. Seu assessor de comunicação, Edmar Luz de Almeida, será o secretário de Comunicação. À época da adesão, o parlamentar negou que haveria negociação de Pastas em troca do apoio.

Os titulares de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Esportes, Obras, Juventude, Social, além do procurador-geral do município, serão anunciados nos próximos dias - estuda-se a extinção da Pasta de Relações Internacionais.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;