Política Titulo São Caetano
Auricchio é o primeiro prefeito diplomado

Auricchio agradeceu o 'voto de confiança' atribuído pelo eleitorado nas urnas - obteve 78,1% dos votos

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
16/12/2008 | 09:07
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB) foi o primeiro chefe do Executivo do Grande ABC a ser diplomado vencedor das eleições deste ano. O ato oficial promovido pela Justiça Eleitoral ocorreu segunda-feira, no auditório do campus I da USCS (Universidade Municipal de São Caetano). O vice-prefeito Walter Figueira Júnior (PTB) e os 12 vereadores que atuarão na legislatura 2009-2012 também receberam certificados.

Auricchio agradeceu o "voto de confiança" atribuído pelo eleitorado nas urnas - obteve 78,1% dos votos válidos - e exaltou a democracia, a qual classificou de "maturidade do País". "Ser diplomado é um momento mais que solene. Representa a afirmação de um nome escolhido, fruto de um processo justo, sob vigilância isonômica da Justiça", considerou o petebista, em situação rara: lendo o discurso e de óculos.

O prefeito também ressaltou que o próximo mandato será diferente, pois terá "dose extra de responsabilidade". Auricchio referiu-se ao fato de no pleito de 2004 ter tido o apoio de "uma grande força política", o prefeito Luiz Tortorello (que morreu em dezembro de 2004). "Naquela ocasião, o desafio foi provar que tinha condições de administrar bem a cidade. Agora, há obrigação de consolidar as mudanças e fazer uma gestão ainda melhor", ao assumir o "compromisso irrevogável" de cumprir todos os projetos de seu plano de governo.

A promessa de Auricchio veio logo após a juíza eleitoral Milena Dias cobrar dos diplomados "o decoro e a honestidade que a política merece". "As promessas foram feitas e a cidade cobrará. Os eleitores depositaram confiança, mas tem de haver responsabilidade para atender as expectativas de mudanças dos eleitores", pontuou.

No discurso, a magistrada lembrou os momentos de ditadura, em que o Brasil teve a "liberdade negada e a Constituição rasgada". Ressaltou ainda que, apesar de a campanha eleitoral de São Caetano ter apresentado muitos processos entre os candidatos, o município "nunca teve uma eleição tão limpa".

Os parlamentares diplomados foram os reeleitos Edgar Nóbrega (PT), Gérsio Sartori (PTB), Gilberto Costa (PP), Joel Fontes (PMDB), Jorge Salgado (PTB), Paulo Bottura (PTB), Paulo Pinheiro (PTB) e Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB), os dois que voltarão à Câmara após um mandato de ausência no Legislativo, Fabio Palácio (PR) e Flávio Rstom (PTB), e os novatos Mauricio Fernandes (PSB), Maurílio Pompilio (PV).

Secretariado - Auricchio anunciará nesta terça-feira parte do secretariado que trabalhará no próximo mandato. Dentre eles, o nome de Celso Amâncio é tido como certo à frente da Pasta de Desenvolvimento Econômico. O futuro secretário tem carreira consolidada no setor privado. Atuou na Casas Bahia por quase 30 anos. Na rede de varejo exerceu o cargo de gerente nacional de Crédito e Cobrança. Também presidiu o Banco Carrefour.

Segunda-feira, o petebista não quis confirmar nenhum nome. O próprio Celso Amâncio desconversou sobre o fato de assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico. "Amanhã (nesta terça-feira) ou depois teremos novidades", esquivou-se.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;