Internacional Titulo Tailândia
Aeroporto internacional de Bangcoc tem tráfego normal
Da AFP
05/12/2008 | 08:25
Compartilhar notícia


O tráfego aéreo está completamente restabelecido no aeroporto internacional de Bangcoc, que permaneceu bloqueado por mais de uma semana por manifestações antigovernamentais, anunciou a empresa AOT (Aeroportos da Tailândia).

Quase 550 vôos estão programados para esta sexta-feira em Suvarnabhumi, o aeroporto internacional da capital tailandesa.

Uma breve cerimônia marcou a reabertura oficial do terminal de passageiros depois de oito dias de caos para os 350 mil viajantes retidos na Tailândia pelo bloqueio, muitos deles turistas estrangeiros.

Os passageiros, visivelmente aliviados, assistiram a um espetáculo de dança tradicional e de marionetes tailandesas.

O tráfego aéreo voltou a ser retomado progressivamente desde quarta-feira.

A volta à normalidade no aeroporto internacional, com capacidade para 700 vôos diários, coincide com o aniversário de 81 anos do rei Bhumibol Adulyadej, pai da nação, muito respeitado no país.

Em nome do monarca, os manifestantes da PAD (Aliança do Povo pela Democracia) iniciaram em maio um movimento contra um governo considerado corrupto.

Os opositores monárquicos suspenderam na terça-feira os protestos, depois que o Tribunal Constitucional dissolveu o partido governista e cassou o mandato do primeiro-ministro Somchai Wongsawat, que perdeu os direitos políticos por cinco anos, por fraude eleitoral.

O rei Bhumibol Adulyadej, que geralmente discursa à nação na véspera do aniversário, cancelou a intervenção por motivos de saúde.

O cancelamento gerou especulações sobre a gravidade do estado do monarca, que alguns analistas interpretam como um silêncio deliberado, enquanto outros afirmam que ele pareceu muito cansado durante uma aparição pública na terça-feira.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;