Política Titulo Em alta
Aprovação de Lula sobe para 70% e bate recorde, diz Datafolha

Índice de brasileiros que avalia o governo do presidente Lula como ótimo ou bom subiu de 64% para 70%

Do Diário OnLine
05/12/2008 | 08:15
Compartilhar notícia


A aprovação de do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu recorde, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada na edição desta sexta-feira do jornal "Folha de S. Paulo".

Pelo levantamento, 70% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Lula como ótimo ou bom. Na pesquisa realizada em setembro, este índice era de 64%. Já 23% acreditam que o atual governo tem um desempenho regular.

De acordo com o Datafolha, a aprovação alcançada por Lula é a mais alta já medida pelo instituto desde que a pesquisa sobre avaliações de governo teve início.

Crise - Ainda de acordo com o levantamento do Datafolha, 42% dos entrevistados afirmaram concordar com a opinião do presidente Lula de que a atual crise econômica se trata de uma "marolinha" no Brasil.

Regiões - O presidente Lula consegue, no Nordeste, seu maior índice de desempenho: ótimo ou bom por parte de 81% da população, taxa seis pontos maior do que a registrada em setembro.

Entre os brasileiros que habitam o Sudeste, a aprovação a Lula subiu nove pontos, passando de 57% para 66%. Os brasileiros que moram no Sul continuam sendo os menos simpáticos ao presidente, embora ele obtenha aprovação da maioria: nessa região, a aprovação ao petista oscilou de 60% para 59%.

No entanto, as taxas de aprovação de Lula aumentaram em praticamente todos os segmentos da população, segundo o Datafolha.

Eleições 2010 - Entre os brasileiros que pretendem votar na ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, para presidente, a avaliação do governo lula é de 89%. Já os eleitores do possível candidato do PSDB, José Serra, indicam taxa de aprovação para Lula de 65%, cinco pontos abaixo da média nacional do presidente.

Os eleitores de outro presidenciável do PSDB, Aécio Neves, dão taxa de aprovação ao presidente de 70%, dentro da média nacional.

A pesquisa Datafolha tem margem de erro de dois pontos percentuais e foi realizada com 3.486 pessoas de todo o Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;