Economia Titulo Crise
China e EUA desbloqueiam 20 bilhões de dólares para sustentar comércio
Da AFP
05/12/2008 | 08:03
Compartilhar notícia


China e Estados Unidos pretendem desbloquear 20 bilhões de dólares adicionais para sustentar os fluxos comerciais no período de crise financeira, anunciou em Pequim o secretário americano do Tesouro, Henry Paulson.

"Com o objetivo de sustentar os fluxos comerciais neste período de crise financeira, Estados Unidos e China anunciam hoje que seus bancos de importação-exportação vão desbloquear 20 bilhões de dólares suplementares para créditos comerciais, em particular para importadores solventes nas economias em desenvolvimento", declarou Paulson ao fim da quinta sessão do Diálogo Econômico Estratégico (DEE) entre os dois países.

"Estados Unidos e China esperam que os esforços gerem um financiamento total para as exportações de até 38 bilhões de dólares no próximo ano", acrescentou.

Os créditos comerciais estão destinados a facilitar os fluxos de bens e serviços, importações e exportações, dos quais dependem muito o comércio de matérias-primas, intermediárias ou de consumo.

Uma falta de créditos comerciais pode atrasar imediatamente a produção econômica e o emprego, ao reduzir os fluxos comerciais, além de prejudicar o crescimento mundial, segundo Paulson.

Durante os dois dias de reuinão em Pequim no último diálogo estratégico do governo de George W. Bush, autoridades chinesas e americanas ressaltaram a necessidade de apresentar um frente comum para combater a crise financeira atual, estimular o crescimento econômico e resistir às tentações protecionistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;