Setecidades Titulo Alerta
Pisca-piscas de Natal oferecem risco
Do Diário do Grande ABC
02/12/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Os pisca-piscas de Natal vendidos no País podem causar curto-circuito, incêndios e choques segundo levantamento da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). A entidade testou dez modelos do produto - os tradicionais e os encapados por mangueira plástica - e todos foram reprovados por falta de segurança.

Os produtos testados não apresentaram proteção no plugue da tomada e o risco de choques é iminente. Além disso, apenas três tinham fusível para que o produto resista a picos de alta tensão elétrica. Alguns dos pisca-piscas testados não resistiram ao calor e pegaram fogo com facilidade.

ORIGEM INCERTA
A maioria das luzinhas encontradas no mercado brasileiro é de fabricação chinesa e boa parte não menciona na caixa o nome do fabricante ou do fornecedor. Assim, se o conjunto de luzes causar problemas ao consumidor, o vendedor do produto responderá pelos danos. Exigir nota fiscal é a única garantia se houver um problema.

Segundo a supervisora institucional da Pro Teste, Ana Luisa Ariolli, mesmo que o consumidor tome precauções os acidentes ainda podem acontecer. "O problema é que no Brasil não temos ainda uma norma técnica que estabeleca as condições de segurança desse produto", explica Ana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;