Economia Titulo Evento
Começa primeira feira industrial e de serviços da região
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
05/11/2008 | 07:21
Compartilhar notícia


Começa nesta quarta-feira a FEIABC, a primeira Feira Industrial e de Subcontratação de Serviços do Grande ABC. O evento tem como principal objetivo integrar as empresas da região e gerar negócios entre elas, além de mostrar o trabalho desenvolvido pelas instituições locais.

"O intuito é transformar a feira em um local de encontro de negócios", define Luiz Augusto Gonçalves de Almeida, coodenador de relações institucionais da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

Para Márcio Chaves Pires, diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC - parceiro da Agência que levanta recursos com as prefeituras regionais -, "a feira é importante porque proporciona um marketing positivo do Grande ABC".

Segundo Pires, o evento possibilita que sejam mostrados que na região existem "matérias-primas, equipamentos, produtos e serviços de qualidade, e que podem gerar parcerias duradouras".

O Consórcio contribuiu no custeio da organização da feira, na divulgação do evento e na comunicação entre entidades de classe, prefeituras municipais e sindicatos.

ROTEIRO - A FEIABC, que acontece no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo, tem início às 13h, quando haverá uma cerimônia de abertura. Estão previstas as presenças de empresários, autoridades e políticos regionais, estaduais e federais.

A partir das 14h30, começa a rodada de negócios voltada ao setor tecnológico. Esta etapa, conforme explica Almeida, tem como participantes 10 empresas âncoras que farão palestras expondo exatamente o que elas procuram e de quais produtos precisam.

São instituições de ponta, como o Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), a FEI (Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial), a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

"Após essas empresas apresentarem suas necessidades às 50 empresas da região, haverá agendamentos individuais com cada uma delas", conta Almeida.

Nesta quinta-feira, o sistema será um pouco diferente. A etapa da vez chama-se Projeto Comprador. "Como tivemos três meses para trabalhar nesta fase, não haverá perda de tempo", pontua Almeida.

São 27 instituições âncoras, como Embraer, Petrobras, Klabin, Rhodia, Firestone e Coop, entre outras, que já terão agendadas entrevistas de cerca de 15 minutos com cada uma dos negócios regionais - definidos previamente conforme os interesses de cada um.

Na sexta-feira (7) será a vez da rodada de negócios voltada ao setor de indústria e serviços. São 121 empresas da região que se apresentarão umas às outras, sendo 11 mesas com 11 instituições cada. "Muitas vezes há empresas estabelecidas no mesmo endereço que podem comercializar umas às outras, facilitando a logística, reduzindo os custos e a velocidade da entrega dos pedidos", diz Almeida.

No sábado (8), último dia da FEIABC, a entrada é franca. Nos outros dias é necessário uma pré-inscrição ou inscrição na entrada do pavilhão.

EXPOSITORES - Durante os quatro dias de evento, os expositores apresentarão suas inovações e prestarão auxílio aos presentes.

Terão estandes, entre outros, das cooperativas de crédito da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O Sebrae-SP (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário) disponibilizará técnicos do Escritório Regional do Grande ABC e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) verificará as possibilidades de linhas de financiamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;