Economia Titulo Mercado
Aguardando eleição nos EUA, Bolsas fecham em alta

Há esperança de que o corte nos juros e a escolha do próximo presidente americano interrompam a crise

Da AFP
04/11/2008 | 08:11
Compartilhar notícia


As Bolsas da Europa e Ásia encerraram o pregão desta terça-feira em alta, aguardando o resultado da eleição presidencial nos Estados Unidos, com a esperança de que o corte das taxas de juros na Europa e a escolha do próximo presidente americano interrompam a crise financeira.

A Bolsa de Londres fechou com um ganho de 4,42% em seu índice Footsie-100, que ficou nos 4.639,50 pontos. A de Paris subiu 4,50%. O índice Dax de Frankfurt teve forte alta de 5% a 5.278,04 pontos.

Os corretores esperam que o vencedor das eleições adote medidas adicionais para lutar contra a recessãp na maior economia mundial, enquanto as pesquisas apontam o democrata Barack Obama como favorito sobre o republicano John McCain.

Na Ásia o destaque foi a Bolsa de Tóquio, que encerrou a sessão de terça-feira em alta de 6,27%, apoiada pelas ações das gigantes da eletrônica Panasonic e Sanyo, cuja fusão iminente foi anunciada pela imprensa.

O índice Nikkei 225 ganhou 537,62 pontos, a 9.114,60 unidades, se recuperando da queda de 5% na sexta-feira. Na segunda-feira a praça japonesa não abriu por um feriado.

Os resultados foram variados nos demais mercados. Seul fechou em alta de 2,2% e Hong Kong avançou 0,28%. As demais fecharam equilibradas ou com leves quedas: Taipé (-0,05%), Xangai (-0,76%), Sydney (-0,2%), Wellington (-0,43%) e Manila (-1,1%) .

Na segunda-feira, Nova York encerrou a sessão de maneira equilibrada: o índice Dow Jones perdeu 0,06%, mas a Nasdaq ganhou 0,31%.

Nesta terça-feira, o Banco Central da Austrália reduziu em 0,75% a taxa básica de juros, a 5,25%, diante dos temores de desaquecimento da economia pela crise financeira.

O barril de petróleo do tipo Brent era negociado na manhã desta terça-feira em Londres abaixo dos 59 dólares, a US$ 58,85 dólares, pela primeira vez desde 22 de fevereiro de 2007.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;