Cultura & Lazer Titulo Literatura
Casa da Palavra oferece curso livre até dezembro
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
03/11/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


Entre as manifestações artísticas, a literatura sempre foi, de certa forma, impopular. A Casa da Palavra, em Santo André, prova que, aos poucos, isso pode ser transformado. Desde maio, a instituição oferece o curso Capítulos da Literatura Brasileira, que leva à sala de aula cerca de 40 pessoas por encontro. Isso, em noites de segunda-feira.

Programada para terminar em 9 de dezembro, a série de palestras com entrada franca traz, este mês, aulas sobre Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto, além da poesia concreta e da prosa de ficção produzida durante aos anos de 1970. "A proposta inicial foi de um professor que iria dar aula sobre o início da literatura brasileira, quase a pré-literária: os jesuítas, Antônio Vieira, o começo mesmo", conta Tarso de Melo, coordenador da Casa da Palavra e da Escola Livre de Literatura de Santo André. "A partir disso, surgiu a vontade de montar um curso como um roteiro da literatura no País, com discussões desde da produção destes jesuítas até a poesia dos anos 1970".

As aulas são organizadas como palestras: a cada dia, é convidado um professor especializado no tema proposto. "Por ser organizada assim, as pessoas vêm conforme o interesse. Não é obrigatório freqüentar todas as aulas", explica Tarso.

Contemporâneo - O penúltimo mês do curso começa hoje, com uma discussão sobre a obra da ucraniana Clarice Lispector. Quem lidera o encontro é a professora Maria de Lourdes Ruegger Silva, docente da Fundação e da Faculdade Diadema.

Na próxima segunda, dia 10, é a vez de Drummond; dia 17, de João Cabral de Melo Neto. A programação completa pode ser conferida no site www.santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4992-7218.

Capítulos da Literatura Brasileira. Curso. Na Casa da Palavra - pça. do Carmo, 171. Tel.: 4992-7218. Segundas-feiras, às 19h30. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;