Política Titulo Eleições
Pesquisa Diário/Ibope acerta também no 2º turno
Juliana de Sordi Gattone
Diário do Grande ABC
28/10/2008 | 09:36
Compartilhar notícia


Apenas a pesquisa Diário/Ibope, publicada no dia 25, um dia antes da eleição, apontou a virada de Aidan Ravin (PTB) sobre o petista Vanderlei Siraque na disputa pela Prefeitura de Santo André. Assim como na véspera do primeiro turno, realizado no dia 5, novamente a sondagem feita em parceria com o instituto acertou todos os resultados.

Levando-se em consideração a margem de erro dos levantamentos - de quatro pontos percentuais para mais ou para menos -, os votos válidos angariados pelos eleitos em Santo André, São Bernardo e Mauá, no domingo, são praticamente iguais aos publicados pelo Diário no sábado (leia arte ao lado).

Em Santo André, os números do Ibope apontavam 51% dos votos válidos para Aidan Ravin contra os 49% de Siraque. Domingo, os números das urnas confirmaram a tendência revelada pelo Diário, contando com a projeção da margem de erro de quatro pontos: foram 55% para o petebista frente aos 44,97% do petista.

Na disputa pelo Paço de São Bernardo, a margem alcançada pelo prefeito eleito Luiz Marinho (PT) ficou mais próxima do percentual do Ibope: 58,19% (a sondagem apontou 61%). O mesmo aconteceu com os números de Orlando Morando. Nas urnas ele conquistou 41,81% dos votos válidos, enquanto que a pesquisa estipulou 39%.

Por fim, em Mauá, os números do Diário/Ibope apontaram 58% para o vencedor Oswaldo Dias (PT) e 42% para o candidato do PSB, a Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra. No final da apuração, eles angariam 55,68% e 44,32%, respectivamente.

Controvérsias - A publicação das duas pesquisas feitas para a disputa em segundo turno (nos dias 19 e 25) causaram polêmica. Alguns políticos, apoiadores e prefeituráveis chegaram a duvidar dos números e garantir que a realidade após a abertura das urnas seria diferente.

O mesmo aconteceu no primeiro turno, principalmente em Diadema. A cidade, conhecida pela tradicional decisão apertada em segundo turno, quebrou a regra e decidiu a eleição no primeiro turno. A tendência foi apontada pela quarta e última rodada da série de pesquisas Diário/Ibope, publicada no dia 4 de outubro, véspera da votação, e chegou a ser rechaçada pelos opositores e pelos mais céticos. No entanto, a projeção foi confirmada.

Diário produziu 965 páginas e 3.000 reportagens em 112 dias

Durante 112 dias, o Diário concentrou todos os esforços no acompanhamento das eleições municipais do Grande ABC. Entre 6 de julho e 26 de outubro, foram 965 páginas e cerca de 3.000 reportagens destinas à cobertura dos prefeituráveis de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Além do caderno com as notícias sobre a campanha dos candidatos, o Diário produziu publicações especiais com a finalidade de instruir o eleitor e, consequentemente, incentivar o voto consciente, principal bandeira do jornal.

Foram 18 cadernos com as propostas dos pleiteantes e a atual situação das cidades nas áreas da Cultura e Lazer, Esportes, Habitação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Construção Civil, Saneamento Básico e Meio Ambiente, Educação e Segurança.

Faltando uma semana para a eleição do dia 5 de outubro, o jornal disponibilizou em 32 páginas os nomes e números de todos os candidatos a vereador e prefeito, assim como as zonas eleitorais, locais de justificativa e outras informações fundamentais ao eleitor.

Além disso, o Diário, em parceria inédita com o Instituto Ibope, publicou seis pesquisas de intenção de voto, sendo quatro no primeiro turno (julho, agosto, setembro e outubro) e duas na segunda rodada (19 e 25 de outubro).

Além do material escrito, o jornal inovou nestas eleições, ao realizar debates transmitidos em tempo real pela página da internet.

Foram sete debates no primeiro turno, nos quais participaram 26 dos 27 prefeituráveis. No segundo turno, o jornal produziu mais 5 programas, sendo dois debates entre os finalistas (Santo André e São Bernardo), uma entrevista com o candidato a vice-prefeito Edinho Montemor (PSB), e um debate entre os vices de Santo André. Por conta da recusa em participarem do encontro do Diário, os prefeituráveis de Mauá foram lembrados em edição especial do programa, com a opinião dos eleitores da cidade sobre a desistência dos políticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;