Política Titulo Eleições
Pesquisa pauta campanha em Mauá
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
26/10/2008 | 07:20
Compartilhar notícia


A pesquisa eleitoral divulgada no ontem pelo Diário/Ibope foi a pauta dos adversários na corrida pelo Paço de Mauá, Oswaldo Dias (PT) e Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), no último dia de campanha. Tanto o petista quanto o socialista colocaram um exército de cabos eleitorais nas ruas com bandeiras e panfletos otimistas relacionados à sondagem. Entretanto, ambos evitaram comentar o levantamento, que aponta Oswaldo com 58% dos votos válidos ante a 42% de Chiquinho.

A militância do socialista distribuiu 20 mil informativos nos centros comerciais e nos semáforos das principais vias da cidade com uma projeção de virada hoje, após abertura das urnas. O folheto apresenta as pesquisas realizadas no primeiro turno, em que, segundo o material divulgado ontem, "o candidato do PT estava à frente, em constante queda, seguido pelo candidato do PSB, em crescimento contínuo". Em seguida, supõe "vitória de Chiquinho com 53%", com Oswaldo em segundo, com 47%.

O petista aparece na pesquisa Diário/Ibope de ontem com oscilação negativa de três pontos percentuais, já que no primeiro levantamento da etapa decisiva do pleito, divulgada dia 19, estava com 61% das intenções. O socialista, por sua vez, registrou tendência de três pontos percentuais para cima - passou de 39% para 42%. No entanto, a diferença entre os concorrentes é de 16 pontos percentuais a favor de Oswaldo.

A campanha do ex-prefeito petista rebateu as informações contidas no informativo de Chiquinho e espalhou 50 mil folhetos pela cidade, dizendo para a população "não acreditar em pesquisa fajuta" e que "a verdadeira está no Diário de hoje (ontem)".

A imprensa não teve acesso às agendas de ontem dos prefeituráveis de Mauá e eles não se dispuseram a comentar a sondagem eleitoral na véspera da eleição.

PSOL - Mesmo sem representante na disputa do segundo turno, o Psol de Mauá adotou tática igual a dos candidatos que pretendem comandar a Prefeitura e distribuiu panfletos ontem pelo município. O conteúdo da mensagem, porém, critica Oswaldo Dias e Chiquinho do Zaíra.

O informativo ressalta que o partido "não apóia nenhum" dos postulantes, pois "nenhuma das candidaturas representam mudanças para Mauá".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;