Cultura & Lazer Titulo
Cesaria Évora faz o público dançar
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
01/05/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


O público que terça-feira compareceu ao Teatro Municipal de Santo André foi testemunha da competência musical da cantora Cesaria Evora. Durante cerca de 1h30 de show, a diva cabo-verdiana agitou a eclética platéia que lotou o lespaço para prestigiar sua rápida passagem pela cidade que abriga a maior colônia de Cabo Verde no Brasil.

“Nem acreditei quando soube que ela estaria aqui. Até estou espantado, de uma forma positiva, com o volume de gente que veio ao show”, disse o professor Alécio Damico. Morador de Santo André, esta foi a segunda vez que viu a cantora em ação. A primeira foi em 2006, em Lisboa, quando fazia seu doutorado em Portugal e ela se apresentou na cidade.

As luzes do teatro se apagaram às 21h10, com a entrada da banda composta por oito músicos. Poucos minutos depois, Cesaria entrou calmamente pela lateral do palco, descalça e com um leve balanço ao ritmo da música. O público, que continuava a chegar, a recebeu aplaudindo em pé.

Muito segura, a cantora iniciou seu repertório de morna, gênero musical que lembra o samba-canção brasileiro. Seguiu desfilando um repertório que mesclava canções agitadas e dançantes com outras mais serenas. Durante Sodade, sua música mais famosa, todos cantaram com a tranqüila senhora de 66 anos.

Após cerca uma hora de apresentação, a intérprete, em um dos raros momentos de contato com o público, apresentou sua banda. Logo após, chamou um música instrumental para ‘puxar um fumo’. Sem qualquer preocupação, sentou-se em uma cadeira e apreciou um cigarro enquanto os músicos tocavam.

A pausa durou apenas uma música e ela voltou a comandar o espetáculo. Na medida em que o show seguia, o público se sentia cada vez mais à vontade. Alguns assistiram à apresentação em pé; outros começaram a tomar os fundos do teatro, que em pouco tempo se transformou em um improvisado e animado salão de dança.

Segundo o artista plástico Leandro Valquer, “não dá para assitir a Cesária sentado”. “O show é muito bom”, afirmou . Ainda muito empolgado, não acreditava estava bem diante da diva de pés descalços.

Ao final do show, Cesaria pegou seu maço de cigarro, acenou discretamente e deixou o palco, enquanto a banda ainda tocava. Com todos pedindo um bis, retornou e cantou mais duas canções, entre elas Besame Mucho. Despediu-se de Santo André com um simples ‘obrigada’ e deixou o Teatro Municipal sob aplausos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;