Política Titulo
José Alencar critica política econômica
22/04/2008 | 08:33
Compartilhar notícia


O presidente da República em exercício, José Alencar, aproveitou a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), feita pelo governo de Minas Gerais, para criticar novamente a política de juros altos do Brasil, chamada por ele de “equivocada”.

Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, aprovou um aumento de 0,50 ponto percentual e a taxa básica de juros passou de 11,25% para 11,75% ao ano.

Alencar lembrou que a economista Maria da Conceição Tavares chegou a chamar a política monetária de “imbecil”. “Eu tenho falado que ela é equivocada, ainda não cheguei a esse adjetivo, mas ao lado dela (Maria da Conceição) estarei bem acompanhado porque é uma das que mais conhecem economia”, afirmou.

Em entrevista logo após a solenidade, Alencar destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dado um exemplo de trabalho inigualável, no que diz respeito ao equilíbrio orçamentário e respeito fiscal. “O único erro que eu acho e me bato contra é a política monetária”, insistiu.

De acordo com ele, por causa das altas taxas de juros, o País está fazendo uma transferência brutal de renda do trabalho para o sistema financeiro.

Para o presidente em exercício, as taxas básicas teriam de cair para um padrão de mercado internacional. “Isto do ponto de vista nominal seria, no máximo, uns 5% porque a taxa básica real média do mundo é menos de 1%.” Na quinta-feira, será divulgada a ata da última reunião do Copom, na qual analistas e investidores deverão buscar sinais sobre os próximos passos da autoridade monetária.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;