Economia Titulo
Número de empregos cresce 44,82% no trimestre
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
13/04/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Mesmo com a crise na economia norte-americana, que se reflete por todo o mundo, as empresas brasileiras parecem não se abalar e continuam em ritmo de crescimento. Tanto que o número de vagas criadas no País no primeiro trimestre foi 44,82% maior do que o total de empregos gerados no mesmo período de 2007.

Os dados são da pesquisa feita pela Manager Assessoria em Recursos Humanos sobre o mercado de trabalho, que apontou os setores industrial, administrativo e comercial como os que mais geraram vagas de emprego.

No mês passado, a agência de recolocação profissional captou 3.395 vagas, 12,49% mais que em fevereiro. Na comparação com março de 2007, o aumento foi de 43,39%.

Segundo o presidente da Manager, Hélio Terra, os investimentos têm sido ainda maiores na indústria de máquinas e equipamentos, para expandir a produção e suprir a demanda do mercado.

Há expectativa de que o cenário se mantenha positivo nos próximos meses, uma vez que a produtividade está crescendo sem cortes de empregos e com aumentos significativos nos salários.

“Muitas empresas já oferecem 14º salário, participação nos lucros e outros benefícios que incentivam os profissionais a cumprirem as metas”, explica Hélio.

Divisão - O estudo abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Desses, os que mais se destacaram na criação de vagas em março foram São Paulo (com 52,48%), Rio de Janeiro (18,32%) e Paraná (11,48%). Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia ocuparam, juntos, 17,70% dos postos oferecidos.

Cargos - Se mantendo no pódio desde o início do ano, os engenheiros continuam sendo os profissionais mais solicitados, ficando com 34,95% do total de vagas que foram abertas.

Em segundo lugar ficaram os administradores de empresas, com 20,65%; e, em terceiro, os formados em ciências contábeis, com 11,74%.

Ainda de acordo com a pesquisa da Manager, a hierarquia das vagas foram divididas entre: executivos/diretores, representando 21,59% das vagas; média gerência, com 44,24%; e os técnicos, analistas e assistentes, com 34,17%.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;