Economia Titulo
Empresas ‘lapidam’ seus talentos
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
13/04/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O aumento da concorrência no mundo corporativo e a dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho estimulam as empresas a investir cada vez mais em seus profissionais.

Os custos com o recrutamento e a fidelização de trabalhadores ficaram 59% mais altos nos últimos 12 meses – de 2006 para 2007.

Isso porque “funcionário motivado é um dos melhores marketings para as companhias”, afirma Wanderlei Costa Ferreira, sócio da Terco Grant Thornton – organização multinacional de auditoria e consultoria representada no País.

A empresa divulgou recentemente a pesquisa International Business Report, na qual ouviu 7.800 empresas, em 34 países.

Diante do resultado, a China ficou com o percentual de aumento nos investimentos com suas equipes: 81%. O Brasil aumentou os gastos em 61% – bem próximo à média mundial, que é de 59%.

Segundo Ferreira, a falta de funcionários altamente capacitados está fazendo com que as corporações mudem sua cultura. “Os empresários já perceberam que não é apenas o salário que atrai os executivos. Então, muitas empresas já oferecem benefícios diferenciados, como bolsas de estudos e bonificações por desempenho.”

Ele explica que com o aquecimento do mercado e a expansão das empresas, cresce a necessidade de profissionais mais qualificados. Sendo assim, não podem deixar escapar os talentos para a concorrência. “A cada dia, é mais difícil repor um bom profissional”, avalia Ferreira.

De acordo com o estudo, as companhias não se preocupam apenas em manter os profissionais de cargos de liderança, mas os trabalhadores operacionais.

Ranking - Países emergentes, como Vietnã (84%), Índia (79%), México (79%), Polônia (82%) e Cingapura (30%) são os que apresentam os maiores índices de crescimento em funcionários.

“O Brasil já está se comportando dessa forma. Os empresários começam a ter a consciência de que vale muito a pena investir no profissional. Isso dá retorno para a empresa porque cria motivação para vestir a camisa”, exemplifica.

As organizações também estão preocupadas com a sucessão de seus gerentes e diretores. Por isso, 57% das empresas pesquisadas responderam que oferecem treinamento e criam oportunidades de ascensão profissional aos seus funcionários.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;