Economia Titulo
Brasileiros levam TV digital aos Estados Unidos
06/04/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


Objetivo de feira montada em Las Vegas é convencer os países da América Latina a usar o sistema nacional

O SBTVD(Sistema Brasileiro de TV Digital), que estreou na Grande São Paulo em dezembro, tenta se vender nos Estados Unidos. Não aos americanos, que já se encontram na fase final da transição tecnológica, mas aos países latino-americanos que ainda não implantaram a tecnologia.

 Com um pavilhão brasileiro de 22 estandes no evento NAB Show, que acontece entre os dias 11 e 17 deste mês em Las Vegas, o Fórum do SBTVD, juntamente com empresas e centros de pesquisas brasileiros, espera convencer outros países da América do Sul a utilizarem a tecnologia.

 “Estamos fazendo um grande esforço para a promoção internacional do SBTVD”, disse Luis Olivalves, coordenador do Módulo de Promoção do fórum, que reúne radiodifusores, indústria, pesquisadores e governo. O pavilhão terá uma demonstração da tecnologia adotada no Brasil, com um transmissor e dois televisores de LCD recebendo o sinal em alta definição. Haverá também equipamentos móveis e portáteis.

 O SBTVD foi criado a partir da tecnologia japonesa ISDB-T. Houve duas modificações principais: a tecnologia de compressão de vídeo foi atualizada e foi criado um software de interatividade localmente. O software, chamado Ginga, não está disponível ainda em nenhum equipamento no mercado. Segundo Olivalves, não haverá demonstração do Ginga em Las Vegas.

 “Esperamos que outros países adotem o sistema”, disse Moris Arditti, presidente do Instituto Genius, criado pela Gradiente. O instituto de pesquisa desenvolveu uma plataforma de conversor de TV digital, também chamado set-top box, que quer licenciar para outros fabricantes. O conversor permite receber o sinal digital para assisti-lo em televisores analógicos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;