Economia Titulo
Indústria acumula 20 meses de alta
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
02/04/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


A produção industrial nos dois primeiros meses do ano teve o melhor desempenho desde 2000. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o acumulado de janeiro e fevereiro registrou alta de 9,2%. Nos últimos 20 meses a indústria acumula altas consecutivas, com crescimento de 9,7% atingindo 22 atividades e 65% dos produtos pesquisados


A queda de 0,5% em fevereiro na comparação com o mês anterior é para especialistas insignificante e não deve alterar a previsão de crescimento da produção para 2008.


Para o IBGE, historicamente, os primeiros meses do ano apresentam a característica de acomodação do crescimento. “A tendência é continuar crescendo desta forma equilibrada. As indústrias estão investindo na manutenção e substituição de equipamentos e produção. Para isso ocorrer é preciso que tenha demanda”, afirma o professor de economia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), João Ildebrando Bocchi.

O economista do Observatório Econômico de Santo André, Moisés Pais dos Santos, afirma que não há fatores na economia nacional que indiquem uma alteração no ritmo de crescimento da produção. “A crise norte-america não afetará a indústria nacional que está mais voltada ao desenvolvimento do mercado interno.”

Dos 27 setores pesquisados, 13 registraram queda em fevereiro em comparação a janeiro. O recuo mais significativo foi da área farmacêutica (-33,2%), motivado pela paralisação técnica em uma empresa específica do setor. O setor de alimentos, depois de registrar duas altas consecutivas, acumulando 5,9% apresentou queda de 1,8% no mês.


A atividades de material eletrônico e equipamentos de comunicação apresentou alta de 14,7% em fevereiro e compensou o resultado negativo de janeiro (queda de 12,6%). O setor de máquinas e equipamentos teve alta de 2%), seguida pelo refino de petróleo e produção de álcool (1,2%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;