Internacional Titulo
Rússia acusa Otan de querer atrair Geórgia e Ucrânia e culpa EUA
Da AFP
31/03/2008 | 09:34
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou nesta segunda-feira que Geórgia e Ucrânia são pressionadas "descaradamente" para que aceitem aderir à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e acusou os Estados Unidos de se "infiltrar" nos antigos Estados soviéticos.

"Os problemas mais sérios são Geórgia e Ucrânia. São arrastados descaradamente para a Otan", disse Lavrov em entrevista ao jornal Izvestia.

"Washington está se infiltrando cada vez mais ativamente no território pós-soviético: Ucrânia e Geórgia são os exemplos mais claros", acrescentou Lavrov.

A entrada de Geórgia e Ucrânia nesta aliança militar ocidental levaria a uma "enorme mudança negativa geopolítica", disse.

Geórgia e Ucrânia, duas antigas repúblicas soviéticas, têm presidentes pró-ocidentais que desejam obter o status do Plano de Ação para a Adesão à Otan (Membership Action Plan, MAP) na reunião de cúpula da organização esta semana. O MAP é uma etapa chave no complexo processo de admissão.

EUA- Nesta segunda-feira, o presidente George W. Bush partiu com destino à Europa em uma viagem que o levará primeiro à Ucrânia e depois a sua sexta e última reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte na Romênia.

Também passará pela Croácia, de onde se dirigirá, no sábado, para a localidade russa de Sotchi, à beira do Mar Negro. Ali terá suas últimas conversações com o presidente russo, Vladimir Putin, que termina seu mandato em maio e será sucedido por Dmitri Medvedev.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;