Política Titulo
Chiquinho sai, mas segue com poder na Prefeitura
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
29/03/2008 | 08:16
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Leonel Damo (PV), troca, na segunda-feira, o comando de oito secretarias, cujos responsáveis serão candidatos na eleição de outubro. As portarias com as exonerações dos titulares foram assinadas sexta-feira pelo chefe do Executivo. A cerimônia de posse ocorrerá às 10h, no gabinete do prefeito.

No entanto,as trocas nas Pastas não irão alterar o poder do pré-candidato a prefeito, Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), dentro da administração.

Para o lugar do socialista, no comando do Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), assume o presidente do PSB de Mauá, Carlos Thomaz.

As demais substituições – de secretários ligados a Chiquinho – têm um perfil técnico. Entre as Pastas comandadas por aliados do socialista estão Assuntos Jurídicos, Esportes, Desenvolvimento Econômico e Saúde, além da autarquia municipal (veja os substitutos na arte ao lado).

Ligado à deputada estadual Vanessa Damo (PV), Antônio Bertucci (PV) entrega a Secretaria de Administração para sua mulher, Rosângela Bertucci, que preside o partido em Mauá.

O novo titular da Secretaria de Assuntos Jurídicos, que assumirá a cadeira do vereador Silvar Silva Silveira (PV), ainda não foi definido pelo chefe do Executivo.

Com exceção de Chiquinho, todos os secretários que deixaram os cargos tentarão uma vaga na Câmara.

A indefinição fica por conta do secretário de Obras, Admir Jacomussi (PRP), que por conta de problemas de saúde, ainda não definiu se irá se desincompatibilizar do cargo. Ele é um dos cotados para ser o companheiro de chapa de Chiquinho em outubro.

Como será candidato a prefeito, a lei eleitoral permitiria que Chiquinho se desligasse do cargo apenas no dia 4 de junho (quatro meses antes da eleição), mas ele justifica a antecipação para iniciar as reuniões com eleitores. “Saindo, terei mais facilidade para fazer reuniões com a população e com os candidatos a vereador. Vai dar para ouvir as demandas dos eleitores.”

Chiquinho também admitiu que as alterações no primeirão escalão de Mauá não alteram seu poder. “A gente continua com a força, mas no sentido de ajudar a administração”, minimizou.

O prefeito de Mauá não foi localizado sexta-feira para comentar as mudanças no secretariado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;