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Samcil quer crescer 44% neste ano
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/03/2008 | 07:30
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Um mercado altamente competitivo e mudanças de regras que aumentarão custos não devem impedir que a Samcil Planos de Saúde alcance sua meta de ampliar sua carteira em 250 mil vidas (clientes) neste ano. É o que afirma o superintendente comercial e de marketing, Alejandro Herbon Perez, confiante em relação à consolidação da marca.

Perez reconhece que a meta é ambiciosa, já que representa uma expansão de 44% em relação às vidas atuais. Para chegar lá, a empresa aposta no Grande ABC e no segmento empresarial. Com forte relacionamento com a região – há poucos dias, fechou patrocínio para o Esporte Clube Santo André –, a Samcil tem como diferencial a ampla infra-estrutura (dez hospitais próprios, 51 centros médicos e 17 unidades de Pronto Atendimento, das quais 14 são 24 horas) e o leque de produtos, para atender “tanto o chão de fábrica quanto a alta gerência e empresas de qualquer porte”.

DIÁRIO – Gostaria que o sr. falasse sobre como está o ano para o setor de planos de saúde e para a Samcil especificamente?
ALEJANDRO HERBON PEREZ – O mercado está em conflito devido às constantes mudanças de regras, que levam a sustos nas empresas. E o setor está se concentrando. É algo semelhante ao que ocorreu no segmento de supermercados. A médio prazo, prevejo que haverá menos players do que hoje. Em São Paulo, deverão ser três ou quatro grandes, entre eles a Samcil, que tem o privilégio de ter a maior rede própria, com dez hospitais, 51 centros médicos, 17 unidades de Pronto Atendimento e uma rede credenciada para complementar onde não estamos fisicamente.

DIÁRIO – O sr. citou mudança de regras. Em abril, entre em vigor nova norma da ANS (Agência Nacional de Saúde), que determina para as operadoras a cobertura de 100 novos procedimentos. Isso deve gerar aumento de custos?
PEREZ – Com isso deve elevar custos, o que não estava previsto nem precificado no cálculo atuarial. Ao incidir nos contratos novos e também nos já existentes, há necessidade de rever o impacto. Todas as operadoras terão correção de preços.

DIÁRIO – A medida pode influir no crescimento do mercado?
PEREZ – Não acredito. O mercado tem o crescimento fomentado e o vegetativo. Como a economia cresce, as empresas contratam mais pessoas e como estamos ampliando o leque de produtos, conseguimos ganhar espaço.

DIÁRIO – Quais são as expectativas de crescimento da Samcil neste ano?
PEREZ – Temos hoje uma presença forte nos planos individuais, com 12 mil a 13 mil planos novos por ano e a intenção de nos direcionar para crescer mais nos planos empresariais. Temos a intenção de termos mais 250 mil vidas (usuários) em 2008, o que é uma meta muito arrojada. E a nossa prioridade são as classes C e D. Como recentemente, uma pesquisa mostrou que há 86 milhões de pessoas na classe C, acho que temos um futuro assegurado.

DIÁRIO – Como é a presença da empresa nos planos individuais?
PEREZ – Temos 53% de planos individuais e 47% em empresariais. Nossa carteira total é de 570 mil vidas. Como queremos crescer em 250 mil vidas, isso significa uma expansão de quase 50% este ano.

DIÁRIO – Quais as estratégias para que a expansão será possível?
PEREZ – Adquirimos três empresas recentemente e não estamos fechados a novas oportunidades de aquisição, mas queremos buscar vidas no mercado. Temos 48 anos de existência – nascemos no Grande ABC para atender as montadoras na década de 1970 –, temos um forte recall (lembrança) de marca. Ficamos em 5ª lugar no País, operando apenas em São Paulo.

DIÁRIO – Patrocinar o Esporte Clube Santo André pode ajudar nesse trabalho de fortalecer a marca e ganhar ainda mais visibilidade?
PEREZ – Temos um carinho especial pelo Grande ABC, com três hospitais na região (unidades Santo André, Pereira Barreto e Mauá). Estamos patrocinando o Santo André e também o São Bernardo e o clube União de Mogi das Cruzes. Damos preferência pelos clubes regionais porque operamos na Grande São Paulo. Temos afinidade e relacionamento forte com o Grande ABC, que é uma das áreas onde temos um bom crescimento.

DIÁRIO – Do crescimento esperado de 250 mil vidas, quantas virão da região?
PEREZ – Desse volume, 25% serão no Grande ABC.

DIÁRIO – O sr. mencionou o foco na área empresarial. Há algum segmento específico que a Samcil quer entrar, as micro e pequenas empresas, por exemplo?
PEREZ – No segmento empresarial, não há mercado novo, apenas as empresas trocam de operadoras. Temos de mostrar que temos a maior infra-estrutura própria da Grande São Paulo, estamos há 48 anos fazendo isso e oferecemos acessibilidade. Temos, por exemplo, 14 unidades de Pronto Atendimento que são 24 horas e produtos para o chão de fábrica até a gerência. Temos como atender qualquer porte.

DIÁRIO – Para finalizar, recentemente a empresa divulgou que realiza investimento de R$ 27 milhões no Grande ABC para reformar e ampliar instalações na região. Isso deve ajudar no plano de expansão da companhia por aqui, não é?
PEREZ – É verdade, a intenção é ampliar a presença na região. E faremos eventos com corretores de saúde e consultorias para apresentar nossos novos produtos e nossas condições de comercialização. Vamos levar os corretores para conhecer o hospital em Mauá para mostrar nossa qualidade. E queremos estreitar nossas relações tanto com instituições patronais quanto de sindicatos de empregados. Temos feito, por exemplo, mutirões de saúde em diversos lugares do Grande ABC, para mostrar que temos raízes na região.



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