Economia Titulo
Auditores da Receita mantêm greve
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
28/03/2008 | 07:04
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

Em assembléia realizada ontem, os 200 auditores fiscais da Receita Federal no Grande ABC decidiram pela manutenção da greve. Hoje, a categoria completa dez dias de paralisação em todo o País e o setor mais afetado é a alfândega.


Eduardo Selio Mendes, dirigente da Unafisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal de São Paulo), diz que enquanto o governo federal não apresentar uma proposta salarial que agrade a categoria, a paralisação deve se manter. “Precisamos de uma proposta descente. O governo não nos deixou alternativa se não a greve”, afirma.


Os auditores estão em negociação com o governo desde setembro do ano passado, quando o poder público apresentou a proposta de nova grade salarial que rebaixa a categoria. “Com essa proposta, tivemos os salários reduzidos. Mas isso foi colocado como definitivo, sem negociação, o que não podemos aceitar”, explica Mendes. “Queremos a isonomia com os advogados da União e a Polícia Federal”, destaca.


A greve cumpre a lei para paralisação no setor público, com 30% dos auditores trabalhando. No entanto, os despachos para importação e exportação nas aduanas (portos e aeroportos) começam a apresentar problemas, pois dependem desses profissionais para a liberação das cargas.

Nas delegacias da Receita na região, o plantão é cumprido como mesmo percentual de auditores, o que prejudica a consulta de pessoas física e jurídica quanto às dúvidas sobre as leis tributárias, inclusive do Imposto de Renda. No entanto, Mendes acredita que a paralisação não afetou o envio de declarações do IR.

Na próxima semana, haverá uma assembléia geral da categoria em Brasília para decidir os próximos encaminhamentos da mobilização dos auditores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;