Nacional Titulo
Período de chuvas aumenta risco de dengue em PE
22/03/2008 | 15:20
Compartilhar notícia


Em Pernambuco, o clima é de expectativa. O período de chuvas - tradicionalmente conhecido por iniciar um ciclo perigoso de multiplicação dos mosquitos - acaba de começar. Entre os meses de janeiro e fevereiro, 11 casos (e 977 registros de suspeita) de dengue clássica foram confirmados. O número é bem inferior aos 225 oficialmente reconhecidos (e 1.313 suspeitas) no mesmo período de 2007.

O governo estadual aposta no trabalho de prevenção e educação feito ao longo do último ano através do Plano de Combate à Dengue. Ainda segundo especialistas, a adesão de empresas privadas - atuando em iniciativas coletivas ou individuais de combate e prevenção à doença - também pode trazer bons frutos ao longo do ano.

Atualmente, a maior parte dos casos suspeitos surgiu na Região Metropolitana do Recife (composta por 14 municípios) e cidades como Carpina, Caruaru, Calçado e Ipubi, no interior do Estado. Em Recife, especialistas reclamam da falta de combatividade da prefeitura municipal. Há alguns meses, um grupo de agentes de saúde reclama dos cortes nas equipes e denunciam que as visitas de prevenção nos bairros estariam acontecendo de forma precária. Os mesmos técnicos reforçam a importância da retomada do uso dos carros "fumacê", desativados pelo Governo Federal há mais de quatro anos.

Em 2007, Pernambuco registrou 33.247 casos suspeitos de dengue. Desse total, 10.092 foram confirmados. Das 22 mortes suspeitas investigadas, 13 foram confirmadas como resultado da doença no Estado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;