Política Titulo
Avamileno toma posse no Consórcio
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
08/03/2008 | 09:37
Compartilhar notícia


O prefeito João Avamileno (PT-Santo André) foi empossado sexta-feira presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC sob olhares desconfiados de adversários políticos.

Dois acontecimentos, em especial, chamaram a atenção durante a cerimônia: a liberação de verba do governo federal para investimentos em turismo na região e o desprezo do governo estadual pelo evento.

Ambos os assuntos expuseram a ferida de que, apesar dos desmentidos pelos prefeitos, a cor partidária influencia negativa ou positivamente em acordos, ainda que eles sejam em prol de um bem comum, como no caso do Consórcio.

A presença da ministra Marta Suplicy (Turismo) para a liberação de R$ 2,6 milhões para implantação de sinalização turística e de obras de infra-estrutura para cinco dos sete municípios foi alvo de críticas do deputado estadual Orlando Morando. Pré-candidato a prefeito pelo PSDB em São Bernardo, ele ironizou o fato de a cidade não ter recebido verba enquanto Diadema conquistou R$ 1,5 milhão do montante. “É vergonhoso. Irei ao município procurar um guia turístico.” O tucano acredita ainda que a verba, empenhada na gestão de Adler Kiko Teixeira (PSDB-Rio Grande da Serra), chegou agora em função da posse de um petista na entidade.

“Fizemos o acordo pensando na região como um todo, sem nos preocupar com quem era o presidente. É muito desagradável, quando não se tem competência, colocar a culpa no órgão público”, defendeu-se Marta, esclarecendo que a demora na liberação da verba se deu por conta de “problemas técnicos”.

Com relação ao suposto desprestígio por parte do Estado, o qual não enviou representante para acompanhar a posse, Avamileno preferiu evitar polêmica. Mas externou o desconforto. “Eles poderiam ter mandado alguém. Espero que essa decisão não esteja ligada à questão partidária.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;