Política Titulo
PSB é a primeira sigla a se aliar ao PT em Santo André
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
08/03/2008 | 09:36
Compartilhar notícia


O PT de Santo André fechou sexta-feira o primeiro acordo para a corrida eleitoral majoritária deste ano. Trata-se do PSB, partido aliado ao governo desde 2006 e que atualmente ocupa duas cadeiras no Legislativo, com os vereadores José Ricardo e Itamar Fernandes.

A aliança entre as duas siglas, alinhadas em nível federal, não ocorria desde 1992 na cidade. À época, os socialistas estiveram ao lado do então candidato petista José Cicote, hoje vice-presidente municipal do PSB. Na última eleição à Prefeitura, em 2004, a legenda apoiou o tucano Newton Brandão, novamente a aposta do PSDB na corrida deste ano.

O PSB acredita que o fato de ser a primeira sigla a se aliar ao PT o coloca como favorito a indicar o pré-candidato a vice na chapa encabeçada pelo deputado estadual Vanderlei Siraque. “O apoio está condicionado ao PSB fazer parte das discussões de programa de governo e da definição do vice. E, nesta situação de articulação, considero que demos um passo importante e saímos na frente dos demais aliados. Não queremos ser apêndice, e sim ajudar na construção de uma Santo André melhor”, afirmou o vereador José Ricardo, presidente municipal do PSB.

Ele explica que as negociações estavam adiantadas e somente sexta-feira foi possível chegar a um denominador comum com o PT por conta da desistência do ex-deputado federal Duílio Pisaneschi (PSB) em disputar a Prefeitura. “Em respeito ao companheiro, esperamos por definição dele. Ou lançaríamos o Duílio candidato ou fecharíamos com o PT.”

Segundo Tiago Nogueira, presidente municipal do PT, o PSB largou na frente na disputa pela indicação do vice. “Certamente, esse anúncio pavimenta o caminho da nossa vitória. Essa aliança não visa apenas a eleição. É para ganhar e governar a cidade. Tenho certeza que amanhã (hoje), os nossos adversários ficarão muito preocupados”, ressaltou.

“Fico satisfeito em poder contar com o apoio de um partido-irmão. A minha relação com os quadros do PSB vai além da política”, explicou Siraque. “É importante definir as coligações antes da eleição, pois cria um comprometimento dos partidos com o programa de governo. Tenho certeza de que será a primeira de muitas alianças que estão por vir.”

O prefeito João Avamileno destacou a importância da coligação. “O PSB demonstra com este ato que acredita e confia no atual governo e no programa do PT. Foi um grande passo para a vitória.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;