Política Titulo
‘Meu candidato a prefeito é o Maurício’, afirma Dib
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
07/03/2008 | 08:09
Compartilhar notícia


Acabou o mistério. Depois de quase um mês de suspense a respeito do candidato governista de São Bernardo – impasse surgido após a ruptura da chapa Maurício Soares (PSB)-Orlando Morando (PSDB) – o prefeito William Dib (PSB) anunciou ontem sua escolha: “Meu candidato a prefeito é o Maurício. Não mudei. É óbvio que o candidato é o do meu partido”.

O prefeito explicou o motivo do silêncio nas últimas semanas: “Temos evitado fazer comentários porque queremos anunciar o companheiro de chapa dele, que ainda não foi decidido. Não descartamos uma chapa pura, mas não é o ideal. O correto seria juntar forças”, afirmou o prefeito.

No entanto, no mesmo dia, Maurício apresentou outra versão sobre a postura do prefeito: “Dib já se posicionou e decidiu pelo Morando. O deputado é que será o candidato do governo”.

Para o prefeito, a declaração do colega de partido não contribui para a unidade do grupo. “Dessa forma, ele está jogando todo mundo contra todo mundo. Não sei de onde ele tirou isso.” E acrescentou: “Para quem aposta que apoiarei Morando, está apostando errado”.

Sobre o episódio que resultou no fim da chapa, anunciada com pompa em agosto do ano passado, Dib afirmou: “Foi uma sucessão de erros. Agora, o que precisa é reconstruir. Essa é a obrigação de quem está comandando um time”.

CENÁRIO

A insegurança quanto ao apoio do chefe do Executivo é tamanha que Maurício revelou ter retomado os encontros com o ministro da Previdência e pré-candidato a prefeito, Luiz Marinho (PT). “Estivemos juntos no início desta semana. Ele quer me atrair, mas tenho uma situação difícil para poder ajudá-lo”, contou.

O posicionamento de Dib favorável a Maurício ocorre no momento em que partidos aliados ao governo começam a anunciar apoio à pré-candidatura de Morando. Dos 11 partidos coligados, três (PP e PTC, além do PSDB) já estão com o tucano. O próximo deverá ser o PTdoB.

 “Estão saindo quase todos. Respeito, mas não posso brigar para alguém me apoiar. Isso tem enfraquecido minha candidatura”, admitiu Maurício. A debandada pode forçá-lo a desistir da disputa, deixando o caminho livre para Morando. Oficialmente, o socialista nega essa hipótese.

RECOMPOSIÇÃO

O prefeito disse que, agora, irá trabalhar para reagrupar o bloco governista em favor de Maurício. “Meu trabalho é tentar reconstruir o grupo. Minha esperança é encontrar um jeito para que o Maurício e o Morando estejam juntos no mesmo palanque. Não estou falando em remontar a chapa, que é pouco provável, mas o que é obrigatório é que o time não saia separado.”

Procurado ontem, Morando disse que não tinha expectativa quanto a uma possível declaração de apoio do prefeito de São Bernardo. “Ele nunca deu indicativo de que estaria comigo na eleição de outubro. Não tinha essa expectativa.”

Sobre o fato de o prefeito afirmar que buscará trazê-lo novamente para o lado de Maurício, o deputado tucano cravou: “Vou trabalhar para contar com o prefeito do meu lado e o apoio do grupo governista.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;