Internacional Titulo
Putin aprova retirada de radares russos da Ucrânia
Da AFP
12/02/2008 | 11:00
Compartilhar notícia


O presidente russo, Vladimir Putin, aprovou a retirada de radares russos da Ucrânia, país que deseja entrar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), anunciou o Kremlin nesta terça-feira, antes de um encontro entre Putin e seu colega ucraniano Viktor Yushenko em Moscou.

Putin assinou uma lei denominada de "anulação de acordo entre Rússia e Ucrânia sobre os sistemas de prevenção antimísseis e de controle espacial", segundo a assessoria de imprensa do governo russo.

Esta lei, adotada pela Duma -câmara baixa do parlamento russo- no dia 25 de janeiro, permite o fechamento das bases de radares russas de Mukacheve (oeste da Ucrânia) e Sebastopol (Criméia, sul) e a repatriação do material.

O chefe das forças espaciais russas, Vladimir Popovkin, explicou no dia 25 de janeiro que a Rússia tem a intenção de retirar com o tempo todos os seus radares no exterior e de "não depender mais de outros países" como Ucrânia, Azerbaijão, Cazaquistão ou Belarus.

O vice-ministro da Defesa, Nikolai Pankov, explicou a vontade de começar pela Ucrânia devido à intenção desta ex-república soviética de entrar na Otan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;