Política Titulo
Vereador propõe sessões via internet em Santo André
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
19/02/2008 | 09:16
Compartilhar notícia


Com o intuito de aproximar a população das discussões feitas na Câmara de Santo André, o vereador Donizeti Pereira (PV) protocolou projeto na Casa para que as sessões passem a ser transmitidas ao vivo pela internet, via site do Legislativo (www.cmsandre.sp.gov.br), assim como ocorre em Diadema, onde a Câmara disponibiliza as sessões em sua página.

A idéia, segundo ele, vem sendo amadurecida há tempos. No final de 2006, quando Donizeti concorreu à presidência da Casa, uma das principais bandeiras dele era a de fazer a ‘Câmara Itinerante’. A proposta consistia em os vereadores realizarem – ao menos uma vez por mês – a sessão em um bairro da cidade.

“É necessário tornar o Legislativo mais próximo da população. A comunidade não participa das sessões. A internet é uma dessas maneiras de aproximação. Se não podem vir até aqui, então a Câmara vai até onde o povo está.”

Desde agosto de 2007, as sessões da Câmara de Santo André são transmitidas ao vivo pela TV Assembléia, por meio de sinal fechado (a cabo). O custo mensal para os cofres públicos é de R$ 6.500, segundo a assessoria da Câmara.

Donizeti não fez estudos a respeito, mas afirma não acreditar que a proposta trará custo para a Casa. “Já temos uma estrutura pronta. Se tiver de desembolsar algo, a quantia será muito pequena, apenas para adaptar o site. Além disso, o benefício é maior do que o custo.”

Favorável à iniciativa, o presidente da Câmara, José Montoro Filho, o Montorinho (PT), não sabe se a atual estrutura da Casa tem “capacidade” para colocar o projeto em prática.

“Não sei se o sistema elétrico comporta. Ele é de 1968 e está sobrecarregado. Não agüenta mais nem um computador ou mesmo uma linha telefônica.” Montorinho garante que em 30 dias abrirá licitação para resolver o problema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;