Internacional Titulo
Austrália reconhece independência de Kosovo
Da AFP
19/02/2008 | 09:13
Compartilhar notícia


A Austrália reconheceu formalmente a independência de Kosovo nesta terça-feira, ao mesmo tempo que pediu ao novo Estado e à Sérvia a resolver pacificamente suas divergências.

"A Austrália deseja o melhor ao governo de Kosovo na tarefa que o espera", afirmou o ministro das Relações Exteriores australiano, Stephen Smith.

O presidente americano George W. Bush, por sua vez, declarou hoje que a independência de Kosovo "trará a paz" à região, em uma declaração à imprensa em Dar es Salaam.

"Os Estados Unidos apóiam esta medida na medida que acreditamos que trará a paz" aos Balcãs, declarou Bush a respeito da independência de Kosovo, proclamada domingo de modo unilateral.

"Agora nos corresponde ajudar os kosovares a realizar sua paz", acrescentou, antes de pedir aos mesmos que "respeitem o compromisso de apoiar os direitos dos que não são albaneses, dos que não são kosovares, em seu país".

A respeito da Rússia, contrária à independência de Kosovo, Bush disse apenas que existe uma divergência entre Moscou e Washington. 

Indignação-
O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou à secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que a independência de Kosovo é "inaceitável e perigosa" para a estabilidade internacional.

"Confirmamos nossa posição de princípio sobre o caráter inadmissível das ações de Kosovo relativas à proclamação de independência desta região", destaca um comunicado do ministério russo, que informa uma conversa telefônica entre Rice e Lavrov.

"Destacamos o perigo deste tipo de ação, capaz de destruir os fundamentos da ordem mundial e a estabilidade internacional formadas há dezenas de anos", acrescenta o texto. Segundo o comunicado, o lado americano teve a iniciativa da ligação. 

União Européia-
O Alto Representante da UE (União Européia) para a Política Externa, Javier Solana, viajará nesta terça-feira a Kosovo, depois da declaração de independência deste território e seu reconhecimento por parte dos grandes países europeus.

Solana deve chegar a Pristina à tarde para encontros com o presidente kosovar, Fatmir Sedjiu, e o primeiro-ministro Hashim Thaçi. Ele pretende renovar os pedidos de calma feitos após a proclamação da independência pelo Parlamento kosovar no domingo.

Solana será a primeira autoridade estrangeira a visitar Kosovo após a declaração de independência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;