Internacional Titulo
Caracas já tem coordenadas e pode resgatar reféns das Farc
Da AFP
26/02/2008 | 07:53
Compartilhar notícia


O governo da Venezuela anunciou nesta segunda-feira que "já tem precisamente o local onde se encontram os (quatro) reféns" colombianos que as Farc prometeram libertar, e que pode resgatá-los nesta quarta-feira.

O ministro venezuelano do Interior, Ramón Rodríguez Chacín, disse que recebeu "uma mensagem muito curta informando o ponto geográfico onde estão (os reféns) e alguns detalhes de ligação".

"Em nome do nosso comandante-em-chefe (Hugo Chávez) quero anunciar que já temos com precisão o lugar onde se encontram os quatro reféns em poder das Farc que serão entregues".

"Temos fé de que (a missão) será autorizada de maneira imediata, e se for autorizada, poderemos realizá-la já na quarta-feira. Temos capacidade de ir e voltar numa mesma tarde", disse o ministro do Interior

"Esperamos que o governo da Colômbia conceda a autorização imediatamente", apontou.

O presidente colombiano Alvaro Uribe afirmou na segunda-feira à noite que seu governo "colaborará, como sempre faz" para facilitar a libertação dos quatro seqüestrados pela guerrilha das Farc.

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou que já pediu a seu colega colombiano que facilite a operação.

"Há alguns minutos conversei com o chanceler colombiano, Fernando Araújo, e lhe disse que nosso governo já tem os dados que permitem o início da operação".

Rodríguez Chacín, designado por Chávez para coordenar a operação para recuperar os quatro políticos seqüestrados pelas Farc, reafirmou que tem relatórios de inteligência sobre "fortes operações militares na possível área de entrega dos reféns".

"Tenho conhecimento de que há mais de 18 mil militares operando intensamente na zona".

Porém, o comandante do Exército da Colômbia, general Mario Montoya, garantiu que suas forças não realizam operações na área de entrega dos quatro reféns das Farc a autoridades venezuelanas.

"Não realizamos operações ou estamos intensificando operações. Por nenhum motivo o Exército vai interferir na entrega dos quatro ex-parlamentares", disse Montoya à imprensa no porto fluvial de Barrancabermeja, departamento de Santander.

"Queremos que (os reféns) sejam entregues o quanto antes, porque conhecemos perfeitamente o grave estado de saúde do ex-parlamentar (Jorge) Gechem Turbay", destacou o general Montoya.

Chacín destacou que a Cruz Vermelha será a "fiadora" da operação e que Caracas conta com certa "flexibilidade e a logística suficiente para organizar o resgate de qualquer ponto da fronteira com a Colômbia".

"A Cruz Vermelha será a fiadora desta operação, vamos voar sob sua égide", disse o ministro.

As Farc prometem entregar ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, os ex-parlamentares Gloria Polanco, Orlando Beltrán, Luis Eladio Pérez e Jorge Géchem.

Rodríguez Chacín foi designado por Chávez para coordenar a operação, assim como na missão anterior que, em 10 de janeiro passado, resgatou as reféns Consuelo González e Clara Rojas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;