Política Titulo
Sem consenso, projeto tramita há três anos na Câmara de Mauá
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
09/02/2008 | 08:26
Compartilhar notícia


Há quase três anos a paciência da vereadora de Mauá Cássia Rubinelli (PSB) vem sendo testada. Desde maio de 2005, o projeto da parlamentar, que trata de gratuidade a gestantes em ônibus do município, é adiado sempre que entra na Ordem do Dia.

Nesta semana não foi diferente: a votação da proposta de Cássia foi empurrada para mais cinco sessões (para o dia 11 de março). Como a vereadora não tem intenção de retirar o projeto e o governo não permitirá a aprovação, a queda-de-braço deverá continuar até o final da atual legislatura.

A parlamentar não sabe, com clareza, quem arcaria com o ônus da passagem da gestante. Uma das idéias seria que o custo fosse dividido entre Prefeitura e empresas de ônibus. Por conta disso, o projeto recebeu pareceres pela rejeição das Comissões de Justiça e de Finanças.

A demora de 33 meses – que quase daria para quatro gestações completas – teve início após Cássia entrar com mandado de segurança para que o projeto também fosse apreciado pela Comissão de Cultura.

Em fevereiro de 2007, a Comissão emitiu parecer favorável, o que garantiu o envio da proposta a plenário. Para que seja arquivada sem entrar na Ordem do Dia, é necessário que a proposta seja rejeitada pela três comissões. Se uma delas for favorável, ela pode ser votada.

“Sei que o projeto é polêmico, mas não abro mão. Espero que os vereadores aprovem a medida até o fim deste ano”, diz Cássia. “Em ano eleitoral, sei que eles (parlamentares) ficarão preocupados em rejeitar um projeto que beneficie tantas gestantes de Mauá”, pondera.

O presidente da Câmara, Alberto Betão Pereira Justino (PSB), disse que a demora está causando desgaste político à vereadora. “Já passou do tempo de ela retirar o projeto. Esses adiamentos têm sido ruim para ela e para a Câmara. Ela precisa se conscientizar que não conseguiu fazer a articulação suficiente para a aprovação.”

Uma vitória - Mas a última sessão na Câmara de Mauá não foi só de decepção para Cássia. O Legislativo aprovou projeto de autoria da socialista que prioriza a tramitação dos processos administrativos da Prefeitura para pessoas com 60 anos ou mais. “Pelo menos consegui esta vitória. Já fico feliz com isso.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;