Cultura & Lazer Titulo
Ahmet Ertegun, o colecionador de estrelas
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
31/01/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Além do talento e da conta bancária gorda, o que o grupo britânico Led Zeppelin, o cantor Phil Collins e o virtuoso guitarrista Eric Clapton têm em comum? Todos eles foram contratados pelo executivo turco Ahmet Ertegun (1923-2006), fundador da gravadora Atlantic Records e uma espécie de ‘Forrest Gump’ do mercado fonográfico, que, assim como o personagem interpretado por Tom Hanks, participou de momentos históricos.

A trajetória do empresário pode ser conferida no documentário Atlantic Records: The House that Ahmet Built (em português, Atlantic Records: A Casa que Ahmet Construiu. Warner, R$ 48, em média). Recheado de depoimentos de personalidades, performances musicais e raras imagens de arquivo, o vídeo é uma verdadeira aula sobre as engrenagens do fascinante universo pop.

HISTÓRIA
Filho de um embaixador turco, Ertegun abriu mão de todas as facilidades que uma carreira diplomática poderia lhe oferecer. Durante a adolescência, quando seus pais mudaram-se para os Estados Unidos, ele preferia freqüentar casas noturnas, onde podia ouvir instrumentistas de jazz, gênero que sempre amou. Em 1947, sem qualquer experiência, fundou a Atlantic Records, que nos anos seguintes reuniu a nata do r&b norte-americano.

Além de contratar talentos e produzir discos, Ertegun escrevia canções para seus contratados. Entre suas composições de destaque está Mess Around, gravada por Ray Charles, que aproveitou o suingue dessa música e gravou seu primeiro grande sucesso What I’d Say.

CURIOSIDADES
Além de ter descoberto Eric Clapton, durante uma apresentação do guitarrista na festa do cantor Wilson Pickett, o empresário teve influência decisiva na carreira de outro ícone do rock: o Led Zeppelin. Não à toa, a banda prestou tributo a Ertegun no show que marcou seu retorno aos palcos, realizado em Londres , em dezembro último.

Em um trecho do vídeo, o guitarrista Jimmy Page destaca a liberdade artística concedida ao conjunto pela gravadora, que permitiu até o lançamento de um disco sem título, mundialmente conhecido como Led Zeppelin IV.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;